Foto: José Paulo Lacerda/Agência CNI

A pesquisa Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou queda no número de horas trabalhadas e no faturamento das indústrias brasileiras em março. Segundo a entidade, os dados sugerem “baixa demanda e ausência de novos impulsos para a atividade industrial”.

As horas trabalhadas na indústria recuaram 1,6% de fevereiro para março, e 0,9% na comparação com março do ano passado; enquanto o faturamento caiu 0,6% ante o mês anterior e 4,3% em um ano.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também recuou em ambas comparações, mostrando variação de -0,2 ponto percentual na passagem de fevereiro para março, ficando em 78,4% da capacidade. Na comparação com março de 2023, houve uma queda de 0,6 pontos percentual.

“O objetivo dos Indicadores Industriais é identificar, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, mais especificamente da indústria de transformação”, explica a CNI.

O emprego na indústria de transformação, outro indicador utilizado na pesquisa, teve pequena variação positiva no mês, de 0,5%. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o indicador subiu 2,2%.

Rendimento médio e massa salarial são outros indicadores que registraram alta de, respectivamente, 3,4% e 3,6% na passagem de fevereiro para março. Quando comparados com o mesmo período do ano passado foi registrado crescimento 6,7% da massa salarial e 9,1% de rendimento médio. A CNI explica esse movimento como excepcional, por conta do pagamento de verbas rescisórias de uma grande fábrica em São Paulo que está mudando de sede.

Fonte: Página 8