MCTI promove seminário sobre Inteligência Artificial no G20
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove no dia 17 de abril o seminário “Inteligência Artificial para Equidade Social e Desenvolvimento Sustentável”, em Brasília, no Auditório Wladimir Murtinho, no Ministério das Relações Exteriores, como parte da programação do G20 no Brasil.
Para participar do evento presencial presidido pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, é preciso se inscrever na página do evento (clique aqui) até o dia 16 de abril. O seminário, composto por palestra e painéis, é aberto (mediante inscrição) e global, portanto, não é restrito aos membros do G20 e as mesas contarão com tradução simultânea.
A iniciativa do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 tem como finalidade ampliar o debate acerca dos “desafios decorrentes da distribuição global desigual de ativos e infraestrutura de IA (Inteligência Artificial) e de possíveis soluções para dotar os governos e as partes interessadas relevantes, incluindo o setor privado e a sociedade civil, com as capacidades e as ferramentas necessárias para enfrentar tais desafios.”
A ideia do MCTI é receber contribuições de representantes da sociedade civil, do setor privado, de governos de todo o mundo e de organizações internacionais. Os conferencistas serão anunciados em breve.
De acordo com a página do seminário, espera-se com o encontro “lançar luz sobre as principais tendências, identificar lacunas existentes e explorar potenciais sinergias para aproveitar a IA para fins inclusivos e como ferramenta no combate à pobreza, o que inclui aproveitar a IA para soluções inovadoras em áreas críticas como cuidados de saúde, educação, segurança alimentar, criação de emprego, geração de rendimentos e crescimento econômico.”
O Brasil ocupa a presidência do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, e irá realizar ao longo do seu mandato mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, além de reuniões ministeriais, que culminarão na Cúpula de Chefes de Governo e Estado, realizada no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Ao discursar pela primeira vez como líder do G20, o presidente Lula manifestou a necessidade de se obter diretrizes claras sobre a Inteligência Artificial: “Queremos expandir capacidades em áreas como Inteligência Artificial, inclusive em termos de infraestrutura computacional. Serão necessárias diretrizes claras e coletivamente acordadas para o uso dessa ferramenta. O mundo não pode repetir, no tratamento da Inteligência Artificial, a divisão entre países responsáveis e irresponsáveis que uma vez marcou as discussões sobre desarmamento e não-proliferação.”
Confira a programação completa do seminário “Inteligência Artificial para Equidade Social e Desenvolvimento Sustentável”.
QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL
8:30 às 9h:30 – Credenciamento e Café de boas-vindas
9:30 às 10:00 – Cerimônia de Abertura
10:00 às 10:30 – Palestra Magna: Desafios para a soberania da IA
10:30 às 11:45 – Painel 1 – Desafios na Superação das Desigualdades de Infraestrutura para o Desenvolvimento da IA
11:45 às 13:00 – Painel 2 – Desafios na pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em IA
13:00 às 14:00 – Brunch
14:00 às 15:15 – Painel 3 – Desafios éticos e impactos do uso da IA na sociedade: desafios culturais, linguísticos, de diversidade social, éticos e de privacidade.
15:15 às 16:30 – Painel 4 – Governança da IA: Desafios nacionais e internacionais
16:30 às 17:00 – Considerações Finais
Serviço
- Seminário G20 – Inteligência Artificial para Equidade Social e Desenvolvimento Sustentável
- Data: 17 de abril
- Local: Brasília (DF), Auditório Wladimir Murtinho, Ministério das Relações Exteriores
- Horário: 8:30 às 17h
- Inscrições: Aberto ao público mediante inscrição até 16 de abril pelo link: https://formularios.mcti.gov.br/index.php/735973?lang=en