Lula viaja a estados e lança ações de educação, saúde e infraestrutura
Nesta primeira semana de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá dedicar parte de sua agenda a viagens pelo Brasil. Ele passará pelos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. Na bagagem, Lula levará o anúncio de ações em áreas como infraestrutura, educação e saúde.
Em Niterói (RJ), nesta terça-feira (2), Lula participa da inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que passa a ter seu programa de graduação, o Impa Tech, com o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.
Em dezembro, quando esteve em evento de credenciamento do Impa como instituição de ensino superior, Lula destacou ser preciso que o Brasil forme mais profissionais em cursos que são importantes para o desenvolvimento de um país. “É preciso que a gente pegue aqueles cursos que são, hoje, primordiais para o desenvolvimento de uma nação. Aquilo que o mundo necessita para que a gente possa ser mais competitivo”, disse, na ocasião.
No mesmo dia, Lula também estará presente no início das obras de dragagem da Baía da Guanabara para o Porto de Niterói, uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Niterói.
De acordo com o Planalto, o desassoreamento de trecho da Baía de Guanabara, entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói, irá aumentar de 7 para 11 metros a profundidade do local, o que permitirá ampliar a função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore. A estimativa é de que a intervenção vai alavancar toda a produção dos setores e gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. Na mesma região, o Terminal Pesqueiro será revitalizado, por meio de acordo para a municipalização do espaço.
Lula segue, no mesmo dia, para Goiana (PE), onde fará a inauguração da Fábrica de Medicamentos Hemo-8r, da Hemobrás. Segundo anunciado pelo governo no início deste ano, a indústria da Hemobrás terá capacidade para processamento anual de até 500 mil litros de plasma.
Com um investimento total de aproximadamente R$1,4 bilhão, o empreendimento terá 17 prédios, distribuídos em 48 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 25 hectares. Os investimentos fazem parte do Novo PAC.
A medida integra a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), lançada pelo Executivo em 2023, cujo objetivo é desenvolver a autossuficiência brasileira na produção de itens prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da nacionalização de hemoderivados, soros, vacinas, medicamentos e outros produtos de saúde.
O presidente estará, ainda, em Iguatu (CE) na sexta-feira (5) para assinar a ordem de serviço para a implantação do ramal do Salgado, que faz parte do eixo norte do projeto de Transposição do Rio São Francisco e, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento, poderá beneficiar até 4,7 milhões de habitantes no Ceará. Além dessa agenda, Lula também deverá visitar as obras da Ferrovia Transnordestina.