Foto: Embraer/Divulgação

A Embraer e os Correios assinaram um memorando de entendimento para o transporte aéreo de cargas e mercadorias. Segundo a Embraer, o plano pretende melhorar e expandir a malha aérea nacional e internacional voltada para cargas e mercadorias de grande porte.

“Com essa parceria poderemos trazer mais eficiência para a nossa malha logística e com isso beneficiar a população brasileira, que é a nossa maior missão como empresa pública e agente do governo federal. Somos os maiores operadores de carga aérea do país isoladamente; nenhuma outra empresa logística tem sequer a metade das linhas aéreas e carga movimentada pelos Correios”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em nota divulgada na terça-feira (9).

Para a Embraer, a cooperação será importante para projetos com os aviões de modelos E-190F, E-195F, produzidos originalmente para transporte de passageiros e que passaram por adaptações para se transformarem em aviões cargueiros, com capacidade de até 14,3 toneladas.

Além disso, o modelo militar C-390 Millennium também fará parte do projeto, já que tem capacidade de transportar, inclusive, helicópteros e aeronaves semi desmontadas.

“Estamos muito satisfeitos em contribuir com os Correios no estudo de uma malha logística mais eficiente para o transporte de mercadorias, em âmbito nacional e internacional. A Embraer possui um portfólio de aeronaves consolidado e as soluções a serem estudadas em conjunto permitirão aos Correios ampliar a oferta de serviços para os seus clientes, com alta confiabilidade e eficiência”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança, também em nota.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A estatal Correios, com mais de 360 anos de história e presente em todos os municípios do Brasil, possui a maior infraestrutura logística da América Latina, mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil trabalhadores diretos.

Fonte: Página 8