Lula no 1º de Maio de 2022. Foto: Ricardo Stuckert

Em meio a um cenário de avanços na economia e no mercado de trabalho, mas ainda marcado pela forte precarização e pelas desigualdades aprofundadas pelo governo anterior, o 1º de Maio deste ano terá como foco a mobilização da classe trabalhadora pela continuidade das mudanças necessárias para superar estes e outros desafios.  

Sob a bandeira “Por um Brasil mais justo”, as oito principais centrais sindicais do país — CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública — farão atos unificados em várias cidades (veja lista abaixo). 

O principal deles acontece em São Paulo, a partir das 10h, no estacionamento Oeste da Neo Química Arena. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença.

“O 1º de Maio é dia de levantar a bandeira por emprego digno, por igualdade salarial entre homens e mulheres, pela valorização dos serviços públicos, pela correção e isenção na tabela do Imposto de Renda e por uma política de valorização do trabalho e do trabalhador”, destacou Adilson Araújo, presidente da CTB. 

Ele também reafirmou a defesa da taxação dos mais ricos e da isenção de impostos da cesta básica, além da redução da jornada de trabalho sem redução de salários, como pontos importantes para mitigar as desigualdades sociais. “Para que possamos concretizar esse conjunto de objetivos, é necessária uma ampla mobilização da nossa classe trabalhadora”, reforçou.

Em artigo sobre o tema publicado no Portal Vermelho, o secretário sindical do PCdoB, Nivaldo Santana, pontuou: “para consolidar o novo ciclo progressista, o Brasil precisa fazer sua economia avançar, reduzir juros, ampliar os investimentos público e privado, retomar industrialização em novas bases e gerar empregos de qualidade, com melhor remuneração.

Para tanto, destacou, “é preciso viabilizar as condições políticas para aprovar mudanças no Congresso Nacional e, principalmente, conquistar o apoio consciente e mobilizado dos trabalhadores e do povo na grande obra de reconstrução nacional”. 

Sérgio Nobre, presidente da CUT, apontou que, pelo mundo, o 1º de Maio é um dia “para rememorar lutas do passado, atualizar as pautas de reivindicação e planejar as lutas do futuro, e no Brasil não será diferente”.

Presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald salientou que o ato “será um grande evento para a classe trabalhadora. Já passamos por muitas dificuldades, mas nada vai nos tirar da luta por um Brasil mais justo”.

Apresentações

No 1º de Maio da capital paulista, além da participação de lideranças políticas e sociais, como o presidente Lula, também haverá apresentações artísticas e musicais. 

Entre os artistas escalados estão Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua- Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro. A condução ficará a cargo de Sérgio Loroza e Pameloza.

Também estão programadas ações de cidadania voltadas à saúde, orientação jurídica, segurança alimentar, meio ambiente e direitos humanos, além de área para recreação infantil.

Confira abaixo alguns dos locais onde haverá atos do 1º de Maio pelo Brasil: 

SÃO PAULO

Local: Estacionamento Oeste da Neo Química Arena, Av. Miguel Ignácio Curi, 111, Artur Alvim.

Horário: 10h.

BAHIA (Salvador)

Local: Farol da Barra

Programação:

07h: Corrida de rua (farol – ondina – farol).

10h: Aulão de dança e alongamento.

13h: Início do ato político e shows musicais.

CEARÁ (Fortaleza)

Local: Em frente à Universidade Estadual do Ceará (UECE), Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Itaperi.

Horário: 08h.

DISTRITO FEDERAL (Brasília)

Local: Eixo norte 108.

Horário: 10h.

GOIÁS (Goiânia)

Local: Praça do Trabalhador, centro de Goiânia.

Horário: A partir das 15h.

MINAS GERAIS (Belo Horizonte)

Local: Praça Afonso Arinos.

Horário: 10h.

RIO DE JANEIRO

Local: Parque de Madureira.

Horário: 10h.

RIO GRANDE DO NORTE (Natal)

Horário: 8h.

Local: Concentração para caminhada até a estátua de Iemanjá, Praia do Meio.

RIO GRANDE DO SUL (Porto Alegre)

Local: Casa do Gaúcho, R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 303

Horário: 13h30.

PARAÍBA (Patos)

Local: Câmara Municipal de Patos, R. Horácio Nóbrega, 600.