Cobertura de um dos motores do Boeing da Southwestern Airlines se solta e bate na asa do avião | Foto: Reprodução

Um voo da Southwest Airlines precisou fazer um pouso de emergência retornando ao Aeroporto Internacional de Denver no domingo (7), após a tampa do motor de um Boeing 737-800 cair durante a decolagem e atingir a asa, disse a Administração Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês).

Desde janeiro, uma série de incidentes com aviões da Boeing reacendeu a crise na gigante norte-americana da aviação, em meio a denúncias sobre o controle de qualidade, levando à reabertura de investigação pela FAA e pelo Congresso dos EUA mais queda das ações na Bolsa, tendo como desdobramento a demissão imediata do chefe do setor de aeronaves civis da corporação, afastamento do executivo-chefe Dave Calhoun até o final do ano e novas juras de consertar os malfeitos.

O voo 3695 da Southwest Airlines tinha como destino Houston, mas retornou ao aeroporto de Denver por volta das 8 horas e 15 minutos, depois que a tripulação relatou que a capota do motor caiu.

O avião, que transportava 135 passageiros e cinco tripulantes, foi rebocado de volta ao portão. A FAA abriu uma investigação do caso.

Em comunicado, a Southwest Airlines disse que suas equipes de manutenção estavam revisando a aeronave. A empresa acrescentou que os passageiros embarcaram em outro avião e chegaram ao aeroporto William P. Hobby, em Houston, com aproximadamente 3 horas de atraso.

Um vídeo feito de uma janela perto da asa do avião, postado nas redes sociais, mostrou uma capota azul soltando do motor e girando com o vento enquanto o avião se movia pela pista antes que grande parte dela finalmente caísse.

“Vamos declarar uma emergência para Southwest 3695 e gostaríamos de um retorno imediato. Temos um pedaço da capota do motor pendurado”, avisou a tripulação ao controlador de tráfego aéreo.

DE NOVO E DE NOVO

O incidente deste domingo foi precedido por outros episódios, iniciados pela emergência no dia 5 de janeiro no voo 1282 da Alaska Airlines, quando um Boeing 737 Max 9, perdeu parte de sua fuselagem (estrutura que abriga a cabine de passageiros), uma porta, quando voava a 4.900 metros de altura.

“Deixou um buraco no avião do tamanho de uma geladeira”, segundo um passageiro. “Foi realmente brutal. Mal alcançamos a altitude e o painel da janela se soltou”, testemunhou o passageiro.

Inspeções de emergência realizadas pela Alaska Airlines e pela United encontraram peças soltas em várias aeronaves. A United Airlines revelou que múltiplos parafusos soltos foram encontrados em várias aeronaves 737 Max 9.

Os incidentes expuseram que a decadência da Boeing, que ficara patente em 2018 com a queda de dois Boeing 737 Max 8 em seis meses por erro de projeto, que causaram 346 mortos, e levaram à suspensão da operação do modelo no mundo inteiro por 20 meses.

Fonte: Papiro