Gennady Ziuganov, presidente do PC da Federação Russa | Foto: Reprodução

Às vésperas da eleição presidencial da Rússia, em que os comunistas concorrem com Nikolay Kharitonov, o Partido Comunista da Federação Russa vem debatendo um programa de aceleração do desenvolvimento nacional, que será oferecido ao país na eleição que se realizará de 15 a 17 de março, na qual além de Putin e Kharitonov, também são candidatos Leonid Slutsky, do Partido Liberal Democrático da Rússia, e Vladislav Davankov, do partido Novas Pessoas.

A mensagem de Putin, assinalou Ziuganov, aconteceu “em condições de guerra e 18 mil sanções contra a Rússia. A crise econômica sistêmica continua no mundo. E em março serão realizadas eleições presidenciais na Rússia.”

“Nesta mensagem, a esfera social foi fundamental. Precisamos apoiar professores, médicos, engenheiros. Aproximadamente mais de três trilhões de rublos são necessários adicionalmente para esses fins”.

O vetor geral da mensagem do Presidente – ressaltou Ziuganov – corresponde em grande parte “aos desafios que o nosso país enfrenta. Atende às necessidades dos cidadãos que deram instruções nas reuniões com Putin. Corresponde às aspirações da parte progressista da sociedade, que espera um avanço tecnológico”.

Mas – ele observou – este dinheiro “não está no orçamento aprovado. Outros 4,5 trilhões de rublos precisam ser alocados para serviços comunitários”, ele advertiu.

Mesmo ressaltando as linhas gerais do pronunciamento de Putin, Ziuganov foi firme em assinalar que os comunistas propuseram à Duma “a adoção de um orçamento de desenvolvimento de 10 trilhões de rublos a mais, o que permitiria implementar todas as propostas do presidente”, mas o Rússia Unida “rejeitou as nossas propostas orçamentais”.

O líder comunista observou, ainda, que o presidente deu instruções para pensar na política fiscal. “Apresentamos seis vezes um projeto de lei de tributação progressiva à Duma do Estado. Propusemos substituir o IVA por imposto sobre vendas. Mas o Rússia Unida rejeitou as nossas propostas”.

“Acredito que o programa presidencial deva ser popular e não oligárquico”, enfatizou Ziuganov.

“Em espírito e caráter, o programa de Putin é socializado”, ressaltou Ziuganov. “A palavra de ordem de Nikolai Kharitonov ‘Jogamos no capitalismo – já chega!’ se fez ouvir em todas as seções da mensagem do presidente”.

Ziuganov lembrou que, há dois anos, numa reunião em Valdai, Putin disse que o capitalismo tinha chegado “a um beco sem saída”. “Hoje tivemos que continuar esta linha e declarar oficialmente que a partir de agora começaremos a seguir uma política socializada. É impossível vencer sem isso”.

Ele observou que Putin começou e terminou o seu discurso com gratidão aos soldados que lutam. O Presidente disse diretamente que sem esta vitória nada se conseguirá.

“Mas esta vitória custará muito a todos nós. Para a Vitória é preciso acumular recursos, educar e preparar as novas gerações. E no futuro, resolver todos os problemas com o povo patriótico”.

A mensagem anual destacou os programas “Juventude da Rússia”, “Pessoal da Rússia”, “Formação profissional, Educação e Formação, a partir do 6º ano”. “Fabuloso! Congratulo-me com esses programas em geral”.

Mas – questionou o líder comunista – “quem não permitiu que tudo isso fosse realizado antes? “Apresentamos muitas vezes à Duma do Estado o projeto de lei ‘Educação para todos e para a vida’. Fizemos propostas de educação profissional, propusemos introduzir a experiência da fazenda estatal que leva o nome de V.I. Lenin e Zhores Alferov.” “Vamos trabalhar juntos para criar uma experiência positiva juntos e com energia”, ele convocou.

“Mas o Rússia Unida ainda recusa as nossas propostas e a nossa experiência”, lamentou Ziuganov.

“Quando se fala em cem jardins de infância para 89 regiões, acredito que é necessário construir dez vezes mais jardins de infância desse tipo. Deveria haver um jardim de infância em cada área em que se faz necessário.”

“O financiamento para a ciência básica precisa ser quadruplicado. Já é hora de cancelar aquilo que estrangula o sistema de ensino superior”.

“Ainda não há dinheiro no tesouro para implementar as propostas de Putin. Isso é preciso garantir”.

Para implementar as propostas do presidente, “é necessário ter uma taxa de desenvolvimento de pelo menos 5%. No ano passado, pela primeira vez em 10 anos, superamos a taxa de crescimento global (3,6%)”, afirmou Ziuganov.

Ele advertiu que “assim que atingimos estas percentagens, Siluanov cortou os programas de produção e não acrescentou nada. O Banco Central aumentou a alíquota para 16%”.

Nesse ritmo – apontou -, “nenhuma produção poderá existir. O rublo desvalorizou 80%”.

Ziuganov apontou para o aperto causado pela asfixia em termos de dinheiro retirado de circulação na economia do país: “É preciso mostrar vontade política para forçar uma mudança no rumo financeiro e econômico e encher o tesouro de recursos”.

“Há um grave problema de pessoal no país. Não há professores suficientes nas escolas. Não há fresadores, torneiros, mecânicos e programadores suficientes nas fábricas.”

“Para desenvolver a nossa própria eletrônica e robótica, é necessário mudar as estruturas do Governo. É necessário que os ministérios competentes sejam responsáveis ​​pela indústria e pelos setores líderes.”

“O país soviético produziu um bilhão de rolamentos. E agora a Rússia produz 30 milhões de rolamentos. Que tipo de soberania podemos reivindicar se não nos orientarmos?”

“Sem planejamento estratégico, as tarefas atribuídas não podem ser resolvidas”, disse Ziuganov, acrescentando que, pela primeira vez, Putin designou o programa com 6 anos de antecedência.

No entanto, ele observou, os comunistas apresentaram uma lei sobre planejamento estratégico em 2013 e eles assinaram. “Mas o Governo não planeja nada nem com três anos de antecedência e ajusta os seus planos todos os anos.”

Esta mensagem – sintetizou Ziuganov – dá “passos positivos e reais no sentido de reforçar a nossa segurança e mobilizar a sociedade”.

Mas – reiterou – se o “problema da saturação do orçamento com finanças não for resolvido, se o pessoal adequado não for formado, se o sistema de gestão e de responsabilidade pessoal não for melhorado, muitos dos desejos do presidente ficarão novamente no ar”.

Ziuganov acrescentou acreditar que “o programa dos comunistas para a Rússia” defendido na campanha do candidato Kharitonov e a “nossa experiência única” ainda terão um grande apelo.

Concluindo, ele desejou a todos “sucesso para que cumpramos os desejos do presidente Putin e o programa eleitoral de Nikolay Kharitonov”.

Fonte: Papiro