Tarcísio boicota, mas 88% apoiam câmeras em policiais em SP
Em novo recorte da pesquisa Datafolha, divulgado no domingo (17), ficou claro o maciço apoio da população da cidade de São Paulo à utilização de câmeras corporais pela Polícia Militar. De acordo com a pesquisa, 88% dos moradores da cidade apoiam as câmeras nos uniformes, um resultado de quase 9 aprovações a cada 10 entrevistados.
Os resultados ainda colocam que 3% se mostraram indiferentes e 8% são contrários. O resultado expressivo pela utilização das câmeras contrasta com a política adotada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já retirou R$ 15,2 milhões em investimentos do programa de câmeras corporais, chamado “Olho Vivo” – um verdadeiro boicote para agradar a extrema-direita que não enxerga que a câmera é uma proteção para todos, especialmente para o policial.
Na pesquisa em que foi perguntado “Você é a favor ou contra o uso de câmeras nos uniformes de policiais para que todas as suas ações durante o horário de trabalho sejam filmadas?”, foram entrevistadas 1.090 pessoas entre 7 e 8 de março deste ano e margem de erro é de três pontos para mais ou menos.
Além desse resultado, outros questionamentos foram feitos e neles a maioria das pessoas acredita no grande potencial que as câmeras trazem para a segurança como um todo. Para 93% as câmeras contribuem para impedir a ação violenta de maus policiais, assim como servem para diminuir a violência como um todo, reduzir a morte de policiais e bandidos, além de inibir a ação violenta de criminosos.
Confira todos os percentuais abaixo:
Impedir a ação violenta de maus policiais:
- Contribuiria muito: 82%
- Contribuiria um pouco: 11%
- Não contribuiria em nada: 5%
- Não sabe: 1%
Diminuir a violência de forma geral:
- Contribuiria muito: 71%
- Contribuiria um pouco: 17%
- Não contribuiria em nada: 11%
Diminuir a morte de policiais:
- Contribuiria muito: 69%
- Contribuiria um pouco: 16%
- Não contribuiria em nada: 13%
- Não sabe: 1%
Impedir a ação violenta de criminosos:
- Contribuiria muito: 65%
- Contribuiria um pouco: 20%
- Não contribuiria em nada: 15%
Diminuir a morte de criminosos:
- Contribuiria muito: 62%
- Contribuiria um pouco: 20%
- Não contribuiria em nada: 15%
- Não sabe: 3%