Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A atividade econômica brasileira registrou alta de 0,60% na passagem de dezembro para janeiro de 2024, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (18).

Em dezembro do ano passado, o índice ficou em 0,82%. O resultado de janeiro indica um desaquecimento da economia de um mês para o outro. Em setembro, outubro e novembro, os índices foram 0,03%; 0,05% e 0,10%, respectivamente.

Com o resultado de janeiro, a atividade econômica brasileira acumula uma alta de 0,90% no trimestre de novembro 2023 a janeiro de 2024, já descontados os efeitos sazonais que incidem sobre os dados do mês, alterando ou modificando a trajetória das séries estatísticas.

Em 12 meses até janeiro, o IBC-Br apresentou um crescimento de 2,47%. Mas, nesse caso, o índice foi calculado sem ajuste sazonal.

O IBC-Br é considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), que corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cujos dados são divulgados oficialmente pelo IBGE.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira caiu 1,6% em janeiro, na comparação com dezembro. As vendas do comércio, após três meses em baixa, cresceram 2,5% impulsionadas pelas promoções. Já o setor de Serviços registrou alta de 0,7% em relação a dezembro.

Fonte: Página 8