Diaz-Canel com as demais autoridades de governo na manifestação solidária aos palestinos | Foto: Granma

“Exigimos que se ponha um fim ao genocídio israelense em Gaza”, afirmou o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, ao se dirigir à manifestação solidária aos palestinos ocorridas em Havana.

Neste sábado (2) uma multidão se reuniu diante da praça onde está localizada a Tribuna Anti-imperialista José Marti com a presença também do vice-presidente Salvador Valdés, do primeiro-ministro Manuel Marrero e outras autoridades governamentais e de organizações sociais.

Manifestações exigindo o cessar-fogo imediato em Gaza e condenando os vetos dos EUA às resoluções da ONU para que Israel pare o genocídio ocorreram também em Bayamo, Cienfuegos, Pinar del Rio, Camaguey, Matanzas (onde a manifestação foi organizada pela Federação das Mulheres Cubanas) e muitas outras localidades.

Nas marchas por todo o país se juntavam bandeiras de Cuba e da Palestina. Muitos manifestantes levaram cartazes afirmando “Cuba não é indiferente ao genocídio”.

“Amigos em todo o mundo e compatriotas”

Há cinco meses a humanidade tem sido testemunha horrorizada a um novo holocausto

A Faixa de Gaza, a maior prisão a céu aberto do mundo, onde hoje mais de dois milhões de palestinos estão vivendo em um campo de extermínio sob o criminoso e incessante bombardeio ordenado pelo governo de Israel.

Cuba jamais será indiferente diante de um crime destas proporções. Nos unimos à jornada mundial de apoio ao povo palestino e exigimos que se ponha um fim ao genocídio israelense em Gaza.

Basta de brutalidade! Basta de abuso! Basta de impunidade!

Que se calem as armas e falem as pessoas. São perpetrados assassinatos de civis inocentes incluindo idosos, mulheres, meninas e meninos. São mortos funcionários e voluntários de organizações humanitárias.

Nada pode justificar as graves violações da lei e dos direitos humanos internacionais que estão ocorrendo agora, tanto em Gaza, como também na Cisjordânia.

Exigimos que cesse a hipocrisia imperial que veta as resoluções em favor do cessar-fogo no Conselho de Segurança da ONU.

Enquanto atua como cúmplice da barbárie com sua inescrupulosa e antidemocrática imposição do verto, Estados Unidos mina a paz e a estabilidade no Oriente Médio e por extensão em todo o mundo.

Cessem a filosofia do saqueio e cessará a filosofia da guerra. Fidel Castro disse que em declaração memorável que hoje repetimos: “Marchemos pela paz lado a lado com os povos que lutam por um mundo melhor possível”.

Fonte: Papiro