Foto: Reprodução

O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (SINPEEM), Claudio Fonseca, e o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol) defenderam a valorização dos servidores públicos como ferramenta para melhorar a educação da cidade.

Os dois participaram, no sábado (16), de uma plenária no centro de São Paulo que também contou com a presença do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

O presidente do SINPEEM e ex-vereador Claudio Fonseca elogiou os profissionais da educação porque “são eles que tem segurado a barra pra garantir educação de qualidade na cidade de São Paulo, em meio a todas as adversidades, da falta de investimento, do desleixo administrativo com as nossas escolas, com os nossos educadores, com os nossos alunos e com as nossas crianças”.

Plenária das lideranças políticas foi realizada no centro de São Paulo – Foto: HP

O deputado Guilherme Boulos afirmou que “dinheiro não falta” para a Prefeitura de São Paulo, mas “o que falta é ter prioridade e foco nas pessoas”.

“Se tem uma coisa que eu, como professor, sei é que não existe educação de qualidade se o professor não tiver valorizado, não existe serviço público de qualidade”, afirmou o deputado.

“Por isso o compromisso que eu quero reafirmar com todos os servidores de São Paulo é que, ganhando essa eleição, no dia 2 de janeiro nós vamos acabar com o confisco de 14% das aposentadorias dos servidores”, declarou.

“Vai ter valorização, vai ter conversa para avançar em plano de carreira e em negociação de reajuste”, continuou.

Os professores da rede municipal de ensino estão em greve por conta da falta de reajuste salarial. O prefeito Ricardo Nunes propôs 2,16% de reajuste, mas a categoria exige 39%. Guilherme Boulos chamou a greve de “justa”.

O deputado Orlando Silva denunciou que a Prefeitura está “dominada por esquema de corrupção. Isso que nós estamos vendo, esse asfalto em cima de outro asfalto, é obra emergencial, tudo pros amigo, é só obra contratada para amigo”.

“Então o maior orçamento da história de São Paulo, que podia fazer a cidade ter as melhores creches e melhores UBS [Unidade Básica de Saúde], melhor tudo, não tem isso”.

A ex-vice-prefeita e ex-secretária de Educação de São Paulo, Nádia Campeão, avalia que as eleições na capital do Estado podem ser decisivas no cenário político do país e a “vitória de Boulos é muito importante pra gente mandar um recado pro país inteiro de que este é o caminho certo”.

Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, declarou que São Paulo “vive uma situação de abandono e desrespeito com sua gente. É preciso derrotar o negacionismo e recolocar São Paulo no centro do movimento nacional, mas inaugurando um modelo que traga um bem-viver ao nosso povo, com emprego, com saúde e sustentabilidade”.

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) apontou que as pré-candidaturas de Guilherme Boulos e Claudio Fonseca representam “uma oportunidade única para fortalecer as nossas lutas e defender os interesses da população”.

Lucca Gidra, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), afirmou no evento que “o fator básico” para São Paulo conseguir ter uma educação de qualidade “é o professor ser bem remunerado”.

Fonte: Página 8