Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em visita ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, participou nesta quarta-feira (27), com o presidente Lula, do lançamento ao mar do Submarino Tonelero, fabricado totalmente no Brasil pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub) em parceria estratégica com a França. O desenvolvimento conjunto das embarcações foi firmado em 2008, no segundo mandato de Lula, com orçamento total para o ProSub em R$ 40 bilhões.

O Programa já lançou os submarinos Riachuelo (2018), Humaitá (2020) e lança agora o Tonelero que ficará agora em período de teste até ser comissionado. Todos são submarinos convencionais e ainda devem contar com um quarto lançado em 2025, o Angostura. Por fim, até o final da década, o Brasil deve lançar ainda o primeiro submarino de propulsão nuclear, o Álvaro Alberto, completando as cinco embarcações do ProSub.

A cerimônia do Tonelero ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí (Rio de Janeiro), com a primeira-dama Janja Lula da Silva batizando o submarino – como estabelece a tradição marítima.

De acordo com o presidente Emmanuel Macron, a parceria neste ramo representa para a França “grande orgulho” pela transferência inigualável de tecnologias, pois jamais o país compartilhou tanto o seu conhecimento com outra nação.

“Este terceiro submarino é um testemunho muito concreto daquilo que os nossos países podem realizar juntos em uma verdadeira parceria estratégica. Fico particularmente feliz que vocês tenham a honra do lançamento operacional desses magníficos instrumentos de combate”, disse o francês.

“Temos a independência das grandes diplomacias, das grandes Forças Armadas. Queremos defender a nossa independência e soberania, e junto com isso o respeito pelo direito internacional em todo o mundo. Acreditamos na paz, porque ela constrói equilíbrio, e isso exige que sejamos fortes. As grandes potências pacíficas como a França e Brasil devem reconhecer que nesse mundo, cada vez mais desorganizado, temos que ser capazes de ter firmeza e força, porque somos as potências que não querem ser lacaias de outros. Temos que saber defender com credibilidade a ordem internacional. Esta é a nossa visão geopolítica, de grandes potências que cooperam em prol de uma ordem internacional e seus equilíbrios, que rejeitam a partilha do mundo, rejeitam esta divisão, é isto mesmo que nos une”, completou Macron, ao ressaltar que Brasil e França comungam da mesma visão comunitária e pela paz internacional.

Em seguida, Lula lembrou que no próximo ano se completa 200 anos de relação diplomática entre Brasil e França, e destacou a força do ProSub para a soberania nacional.

“Hoje, com o complexo instalado aqui na Baía de Sepetiba, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval com geração de emprego e renda e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, celebrou.

Lula ainda apontou que os dois países irão firmar um Comite Bilateral de Armamentos, em busca de maior equilíbrio em produtos de defesa, e que na quinta-feira (28), assinará “a maior quantidade de acordos” já realizada entre Brasil e França.

Ao final de sua fala, o presidente brasileiro indicou que a parceria entre os países deve evoluir – ainda no ramo da tecnologia, porém voltada para as relações sociais – para um entendimento no sentido de “produzir uma inteligência artificial do bem, para ajudar a cuidar da saúde, ajudar a cuidar do povo pobre, melhorar a descarbonização do planeta terra. E não uma inteligência artificial para contar fake news todos os dias para milhões de seres humanos”.

A cerimônia contou com a presença do ministro de Estado da Defesa, José Mucio; do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do embaixador França Brasil, Emmanuel Lenain; do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; além de lideranças políticas francesas e brasileiras, diretores de empresas parceiras e militares.

Tonelero

Conforme informações da Marinha, o Tonelero tem as seguintes características:

  • Velocidade máxima de 37 km/h;
  • Descolamento submerso de 1,8 mil toneladas;
  • Pode superar profundidade de 250 metros;
  • Propulsão diesel-elétrica;
  • 71,62 metros de comprimento;
  • 6,2 m de diâmetro;
  • 15 m de altura;
  • Transporta até 35 pessoas;
  • Equipado com 6 turbos de armas (torpedos, mísseis antinavio e minas).

Além dos três submarinos da Classe Riachuelo já lançados, o Brasil conta em sua frota com os submarinos Tupi e Tikuna.