Foto: Ricardo Stuckert

Novos anúncios para a educação foram realizados pelo presidente Lula nesta quarta-feira (7), na cidade do Rio de Janeiro. Ele participou da inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado e do lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus e também do Campus Complexo do Alemão.

No primeiro ato do dia, na Barra da Tijuca, o presidente esteve na cerimônia de inauguração do GEO Isabel Salgado, que faz parte da transformação da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, como ação do Plano de Legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O local foi transformado em escola e nele serão desenvolvidas atividade de educação e esporte para mais de mil alunos de ensino fundamental. O nome é uma homenagem a Maria Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro que faleceu em 2022.

“Fico feliz que as filhas da Isabel estão aqui para ver que a mãe não foi apenas uma jogadora de vôlei, ela se transformou em orgulho nacional”, destacou Lula.

Campus Parque Olímpico/Cidade

Na ocasião ainda foi inaugurada a pedra fundamental do Instituto Federal do Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus. Junto ao prefeito Eduardo Paes e do ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente falou sobre a expansão dos Institutos Federais, que faz parte de uma série de medidas do governo para atender as demandas educacionais no país.

Lula lembrou que mais de cem unidades serão lançadas na sua gestão. Na terça (6), o presidente havia anunciado o campus de Belford Roxo e o de Magé. Agora lança as unidades do Parque Olímpico/Cidade de Deus e a do Complexo do Alemão, além de dizer que serão lançados campus em São Gonçalo, Teresópolis e Campo Grande.

“Não existe exemplo de nenhum país do mundo que tenha se desenvolvido sem antes ter investido na educação. Acontece que aqui no Brasil colocar dinheiro na educação é considerado gasto. Quando precisa aumentar o salário do professor não é investimento é gasto, assim como quando se precisa fazer uma nova sala de aula ou melhorar a situação de uma escola”, disse o presidente ao valorizar a importância de se tratar o dinheiro para a educação como investimento.

“Embora eu seja o presidente que não tem diploma universitário, tenho orgulho de ser o presidente que mais fez universidades federais nesse país. Quando eu cheguei na presidência, em 2003, este país tinha 140 Institutos Federais. O primeiro foi feito em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, em Campos. Em um século eles fizeram 140, somente a Dilma e eu fizemos 682 e agora vou fazer mais 100 para que a gente possa dar para a juventude brasileira a oportunidade de não precisar ter uma vida tortuosa”, pontuou o presidente.

Lula ainda falou sobre a importância de recentes programas lançados pelo governo como o Pé de Meia e da Escola em Tempo Integral. Neste ponto, lembrou dos Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro teve um governador chamado Leonel Brizola e um educador chamado Darcy Ribeiro que fizeram os Cieps. Eles acreditavam que era através da escola de tempo integral que a gente iria salvar as crianças. Muitos educadores do Brasil criticaram os Cieps, dizendo que não era necessário. E agora nós estamos nos rendendo ao Brizola e ao Darcy Ribeiro com a escola de tempo de tempo integral, porque a questão não é só melhorar a vida das crianças nas escolas, é dar segurança para a mãe e o pai de que elas estão na escola, que vão ter música, esporte, acesso à cultura, à arte”, completou.

O novo campus Parque Olímpico/Cidade de Deus atenderá 1.400 estudantes com ensino técnico e profissional e tem previsão para ser inaugurado em 2025. Serão aportados R$ 15 milhões para a construção do campus.

Complexo do Alemão

Na parte da tarde, o presidente esteve no Complexo do Alemão para também assinar o contrato de cessão de terreno junto à prefeitura para a construção do Instituto Federal por lá, destinar para a obra aporte de investimento de R$ 15 milhões e lançar a pedra fundamental.

“Hoje, 7 de fevereiro, não foi um delegado ou capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje o governo federal e o governo municipal vieram aqui dizer: Quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação para salvar esta gente”, destacou Lula, ditando a manchete que os jornais deveriam dar pela ocasião.

As cerimônias também contatam com a presença de parlamentares, da primeira-dama Janja, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.