Foto: Reprodução

Os auditores fiscais federais agropecuários e técnicos da fiscalização federal agropecuária intensificaram esta semana a mobilização da categoria por aumento salarial e reestruturação de carreira iniciada no final de janeiro. A mobilização, chamada “Operação Pente-Fino”, paralisa operações de carga do setor privado em Foz do Iguaçu (PR).  

A intensificação do movimento foi deflagrada após a categoria rejeitar a proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) de reajuste linear de 9% aos servidores só a partir de 2025. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a reivindicação dos servidores é um reajuste de 34,32% dividido em 3 parcelas iguais, com a primeira, de 10,34%, já este ano.

“O posicionamento do governo demonstra um descaso com a atividade de defesa agropecuária conduzida pelos profissionais, que atuam no limite da capacidade em portos e aeroportos, entre outros postos de trabalho”. Para o presidente do sindicato, Janus Pablo, “a carreira necessita de uma valorização do tamanho que o setor agropecuário representa. Precisamos de uma carreira moderna e bem estruturada para atender, com excelência, as demandas do setor”, afirma. “Seguimos firmes e fortes, coesos e unidos, em busca da valorização da carreira”.

Conforme o coordenador da Comissão Nacional de Mobilização, Montemar Onishi, “a mobilização continuará até que haja um acordo justo, do tamanho da importância da nossa carreira. Nosso objetivo não é prejudicar o servidor ou qualquer empresa, mas precisamos nos valorizar como nosso trabalho exige”, disse.

Em concentração em Brasília na quinta-feira (22) em frente ao anexo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o presidente do sindicato lembrou que em reunião no dia anterior com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ministro manifestou que pretende estar presente na próxima reunião da categoria com o ministério da Gestão, no dia 29, para dar apoio à categoria. “A presença do ministro Carlos Fávaro é de grande importância no apoio à nossa reestruturação”, afirmou Janus Pablo.

Falando sobre a mobilização, Janus Pablo esclareceu que algumas tarefas não estão incluídas na operação, como cargas vivas e perecíveis; diagnóstico de doenças e pragas de controle do MAPA; e certificados veterinários internacionais para viagem de animais de companhia.

Fonte: Página 8