Foto: EBC

As Centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical, UGT, CSB e Nova Central divulgaram uma nota de apoio ao programa de industrialização lançado pelo presidente Lula na segunda-feira (22).

Segundo as centrais, “a nova política industrial é essencial para o Brasil”, e destacam que a reindustrialização “é fundamental para o crescimento econômico, a geração de emprego e o enfrentamento das desigualdades”. “Um país industrializado é um país com soberania, com desenvolvimento e com mais e melhores oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmam.

De acordo com as entidades, o lançamento do programa Nova Indústria Brasil (NIB) pelo presidente Lula e o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, “marca um momento decisivo no esforço de reverter a marcha da desindustrialização do país”.

Na nota, as centrais citam ainda a importância do papel do Estado para alavancar o investimento produtivo, inclusive com o financiamento pelos bancos públicos, em especial pelo BNDES, e afirmam que o apoio do Estado à industrialização do país “foi uma das prioridades indicadas na Pauta da Classe Trabalhadora lançada em 2022, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – CONCLAT”.

O Nova Indústria Brasil (NIB) é “uma chave essencial e estratégica para o desenvolvimento sustentável do Brasil dos pontos de vista social, econômico e ambiental”, afirmam.

Fonte: Página 8