Los Angeles foi uma das cidades onde a moradia em VANs mais cresceu | Vídeo

Segundo o Department of Housing and Urban Development (Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, HUD, sigla em inglês) já são 552.830 norte-americanos sem teto, dos quais 400 mil sobrevivem dentro de veículos, muitas vezes que sequer são seus e pelos quais têm que paga aluguéis.

Em frente aos estúdios da Warner Bros, em Burbank, Califórnia, ao longo da avenida Forest Lawn Drive, há uma longa fila de casas motorizadas (motorhomes e trailers) “em um dos muitos acampamentos improvisados em Los Angeles”.

“Enquanto alguns são donos de seus próprios veículos, um número cada vez maior paga aluguel mensal, variando entre US$ 400 e US$ 1.000 (R$ 1.952,00 a R$ 4.888,00), para os proprietários que os anunciam online. Muitos desses veículos estão em estado precário, alguns até mesmo sem motores. No entanto, eles permanecem como uma alternativa mais viável em termos de moradia em comparação com os altos preços dos apartamentos”, descreve reportagem do Los Angeles Times.

Os valores de aluguéis cresceram perto de 10% em um ano nas principais cidades dos EUA, resultando em disparada no número de estadunidenses morando sem água nem eletricidade, e enfrentando todo tipo de confrontação e constrangimento com a polícia, além de incêndios e explosões, municípios e ONGs (Organizações Não-Governamentais) de todo o país começaram a organizar programas para estabelecerem áreas para “estacionamentos seguros”.

A iniciativa é mais do que necessária, apontou o The Guardian, frisando que “à medida que o número de pessoas sem-abrigo continua crescendo, também aumenta o número de pessoas que vivem nos veículos”. Uma pesquisa de 2018 em King County, Washington, mostrou 3.372 pessoas morando em carros, um aumento de 46% em relação ao ano anterior. Em 2019, São Francisco viu um aumento de 45% em relação à sua contagem em 2017. Na vizinha Oakland, o número de sem-teto em veículos dobrou no mesmo período. Em 2023, o aumento de sem teto morando em veículos aumentou ao ponto de que cidades de Vista, Califórnia, Seattle e Tacoma, em Washington, sentissem a necessidade de criar seus primeiros lotes seguros.

Em outubro de 2021, cerca de 40 casas móveis ou VANs estacionados em um estacionamento na Grayson Street em Berkeley, Califórnia, foi a primeira tentativa da cidade de criar “estacionamento seguro”.

O espaço estava praticamente sem uso desde 2008, mas uma organização sem fins lucrativos criou o programa Estacionamento Seguro e Início de Descanso (Spark) para ajudar a “aliviar a crise” em um dos mercados imobiliários mais caros do país.

Pessoas sem moradia estável e permanente poderiam estacionar seus veículos gratuitamente, sem medo de violar as leis municipais contra a ocupação de calçadas e estacionamento de longa duração. O Spark forneceu água potável e banheiros químicos, além de permitir que os ocupantes pudessem entrar e sair sem “toque de recolher”, tão tradicional em programas para moradores de rua.

Berkeley alugou o lote por US$ 410.000, acordo que deveria vigorar até setembro de 2022 foi prorrogado até o ano seguinte. Mas em 31 de dezembro, fortes tempestades atingiram a área, causando quase 10 centímetros de chuva em um dia. Mesmo assim, os moradores tiveram até às 16 horas para abandonarem o local antes que as portas se fechassem.

Antigos moradores permaneceram perto de sua “casa móvel”, e agora estacionam em uma rua sem quaisquer das proteções ou comodidades que o estacionamento seguro oferece, passando a ser assediados e importunados frequentemente por buzinaços e pela polícia.

SANTA BÁRBARA, UMA REFERÊNCIA NA LUTA POR SEGURANÇA

A organização sem fins lucrativos New Beginnings em Santa Bárbara, Califórnia, fundada em 2004, é uma das mais influentes defensoras do estacionamento seguro. A entidade atualmente coordena 154 espaços em 26 lotes, tornando-se referência para a obtenção de informações. “Se tivéssemos que pagar por cada lote, isso simplesmente não seria possível”, informou, esclarecendo que um dos maiores custos é o seguro de responsabilidade civil geral, pelo qual desembolsa mais de US$ 30 mil por ano.

Embora sem ter registrado uma única reclamação, os governos tendem a colocar o terreno próxima à delegacia, algo que não deixa nenhum morador minimamente confortável.

Casey Villacana é um veterano da Marinha de 57 anos, morador de New Beginnings, que estava tentando voltar a morar numa casa. “Se você estacionar na rua no meio da noite, há sempre a chance de um policial parar e pedir para você ir embora. Portanto, é reconfortante saber que você terá uma boa noite de sono”, ressaltou.

Para completar, esclarecem os moradores de veículos, estacionar em local seguro reduz multas, um problema caro, bastante custoso, principalmente para quem não tem dinheiro para ficar em casa. Além disso, os lotes trazem benefícios comunitários, como acompanhantes cuidando uns dos outros e de seus pertences, concluíram.

Fonte: Papiro