Foto: Reprodução

Os peritos do INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) fazem uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (17) em protesto por reajuste salarial de 23%. Os servidores também reivindicam abertura de concurso público para contratação de ao menos 1.500 novos peritos e que o governo cumpra o acordo fechado em 2022, após a categoria realizar greve que durou 52 dias.

De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), caso o governo federal não agende uma reunião de negociação, a categoria realizará mais duas paralisações ainda neste mês de janeiro, nos dias 24 e 31.

Para o presidente da ANMP, Luiz Carlos Argolo, a alta adesão ao movimento em todo o país demonstra o “nível de insatisfação” dos peritos. “É uma demonstração de força para dar um basta a violações contra direitos”, diz.

Segundo a entidade, o governo federal “desrespeitou acordos e a relevância da avaliação médico-pericial”. “Há uma postura omissa e desrespeitosa adotada pelos representantes da Administração Pública federal quanto à adoção de medidas em atendimento à pauta das reivindicações da Carreira”, disse a ANMP em ofício.

Sem concurso público desde 2011, além da redução do quadro de servidores devido às aposentadorias, e aumento das demandas, a realização de concurso público é uma das principais reivindicações da categoria.

A previsão do Ministério da Previdência é abrir cerca de 650 vagas para o cargo até junho de 2024.

Fonte: Página 8