De acordo com o presidente do Sinal, Fábio Faiad, governo se comprometeu a apresentar uma proposta efetiva de reajuste | Foto: Reprodução

Os funcionários do Banco Central saíram vitoriosos da paralisação de 24 horas que mobilizou os servidores da instituição nesta quinta-feira (11). Na mesma quinta-feira, o governo marcou para o dia 8 de fevereiro uma nova rodada de negociação com a categoria, que estava sendo reivindicada pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

De acordo com o presidente do Sinal, Fábio Faiad, o governo se comprometeu “a apresentar uma proposta efetiva” de reajuste salarial aos servidores do BC.

A marcação da terceira rodada da Mesa Específica de Negociação, confirmada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi, segundo o sindicato, “resultado do sucesso” da mobilização e paralisação de mais de 70% da categoria.

O movimento “ultrapassou as expectativas, evidenciando uma adesão significativa à greve”, avalia o Sinal.

“Houve o cancelamento de dezenas de reuniões, o represamento de centenas de processos e atrasos na divulgação de informações ao mercado financeiro. As implicações operacionais desses eventos ainda estão sendo levantadas”, avaliou o Sinal em comunicado à imprensa.

“O movimento grevista foi impulsionado pela crescente insatisfação dos servidores devido à falta de interlocução produtiva com as autoridades do governo. No entanto, parece ter alcançado resultados concretos. (…) Há a garantia de apresentação de uma proposta concreta de reajuste salarial”, informou o sindicato.

Apesar da recente autorização do governo para a realização de concurso público com 100 vagas para o BC, que não ocorre desde 2013 e é uma das principais demandas dos servidores, a categoria reivindica que antes da realização do concurso haja uma reestruturação da carreira. Os funcionários do BC também querem bônus de produtividade, exigência de ensino superior para o cargo de técnico na autarquia e a alteração de nomenclatura do cargo de analista para auditor.

Fonte: Página 8