Funeral coletivo de crianças e adulto, vítimas dos bombardeios de Netanyahu na Faixa de Gaza | Foto: Mahmud Hams/AFP

Autoridades de Saúde de Gaza revelaram que Israel matou 10.600 crianças desde 7 de outubro. A ONG Save the Children confirmou os números e acrescentou que inúmeras outras estão desaparecidas, presumivelmente mortas e enterradas sob os escombros.

“As crianças em Gaza que sobrevivem à violência estão sofrendo horrores indescritíveis, incluindo ferimentos que mudam vidas, queimaduras, doenças, cuidados médicos inadequados e perda de seus pais e outros entes queridos. Eles foram forçados a fugir da violência, muitas vezes repetidamente, sem lugar seguro para ir e enfrentar o terror de um futuro incerto”, diz o comunicado da Save the Children.

O diretor nacional da Save the Children para o território palestino ocupado, Jason Lee, compartilhou as estatísticas horripilantes de Israel matando 100 crianças por dia, criticando a ocupação e dizendo: “Nunca pode haver qualquer justificativa para matar crianças. A situação em Gaza é monstruosa e uma praga para a nossa humanidade comum”.

“Há quase 100 dias, as crianças pagam o preço de um conflito do qual não fazem parte. Estão apavorados, machucados, mutilados, deslocados. Um por cento da população infantil de Gaza já foi morta por bombardeios israelenses e operações terrestres. Outras correm o risco de serem mortas pela fome e por doenças, com a fome cada vez mais próxima. Para as crianças que sobreviveram, os danos mentais infligidos e a devastação total da infraestrutura, incluindo casas, escolas e hospitais, dizimaram seu futuro”, acrescentou.

No início desta semana, Lee revelou que mais de 10 crianças por dia, em média, perderam uma ou ambas as pernas em Gaza desde que Israel lançou o bombardeio total no território sitiado no início de outubro.

Em um comunicado no domingo, Lee explicou a terrível situação humanitária em Gaza, alertando ainda que o assassinato e mutilação de crianças constituem graves violações dos direitos das crianças.

Enfatizando que as crianças são fisicamente mais frágeis e, portanto, mais propensas a lesões que mudam a vida. Jason Lee concluiu: “O sofrimento das crianças neste conflito é inimaginável e ainda mais porque é desnecessário e completamente evitável”.

Fonte: Papiro