Foto: José Paulo Lacerda/Agência CNI

Em janeiro deste ano, a atividade industrial paulista caiu pelo 11º mês consecutivo, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Quatro de cinco componentes observados permaneceram abaixo da linha divisória de 50 pontos, aponta o Sensor da entidade, com destaque para as quedas nas vendas e no emprego.

Quando o indicador está abaixo dos 50 pontos, indica que houve redução da atividade industrial no mês. Desde fevereiro de 2023 (50,2 pontos), o Sensor permanece abaixo desta linha divisória.

De acordo com a entidade, o Sensor marcou 47,6 pontos em janeiro de 2024, sendo uma queda de 1,3 ponto frente a dezembro de 2023 (48,9 pontos).

O Sensor da Fiesp apontou que em relação a dezembro as vendas recuaram 1,6 ponto e o emprego -0,2 ponto, ambos mantendo-se abaixo da linha divisória de 50 pontos. Por outro lado, os investimentos, apesar da queda de 3,8 pontos em janeiro frente a dezembro, está acima da linha divisória, o que para a pesquisa significa “perspectiva de aumento dos investimentos no mês”.

Já o indicador de estoques registrou 44,6 pontos no mês, indicando que “os estoques permaneceram acima do planejado no início de 2024”.

O quinto componente da pesquisa é o de mercado, que representa a percepção sobre o setor de atuação, encerra em 46,8 pontos. “Resultado 0,8 ponto maior que o último mês, mas ainda abaixo dos 50,0 pontos, permanecendo o pessimismo dos empresários industriais quanto ao setor que suas empresas estão inseridas”, diz a Fiesp.

O parque industrial de São Paulo – o maior e o mais importante do País, por sua diversificação-, tem sentido fortemente os efeitos dos juros reais em níveis elevados, uma consequência da política do Banco Central (BC), que mantém a taxa de juros da economia (Selic) acima dos dois dígitos, hoje em 11,75%, com projeções de inflação baixa (3,86%).

Com os juros altos travando os investimentos e o consumo de bens e serviços no país, de janeiro a novembro de 2023, a indústria paulista, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulou uma queda de -1,4%. A produção industrial nacional, no mesmo período, variou apenas 0,1%.

Das indústrias que responderam à pesquisa da Fiesp e do Ciesp, “Rumos da Indústria Paulista”, 43,0% apontaram queda no volume de produção e 45,3% sinalizaram diminuição das vendas no mercado interno, nesta segunda metade do ano em comparação com os últimos seis meses do ano passado.

Participaram desta sondagem cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

Fonte: Página 8