Desdolarização: 85% do comércio Rússia-Brics já é em moedas nacionais
A participação das moedas nacionais no comércio da Rússia com os demais países do Brics aumentou para 85% em 2023, ante apenas 26% há dois anos, disse a chefe do banco central russo, Elvira Nabiullina, à agência de notícias RIA Novosti.
Nabiullina acrescentou que a participação do grupo no comércio exterior da Rússia dobrou nos últimos dois anos, chegando a 40%, ante 20% em 2021 e 30% em 2022.
O Brics, que antes incluía Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, viu uma grande expansão este ano, quando Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito e Emirados Árabes Unidos aderiram em janeiro. Segundo Nabiullina, o grupo responde hoje por 35% do PIB mundial em termos de paridade de poder de compra (PPC).
A Rússia, que detém em 2024 a presidência rotativa dos Brics, está discutindo com os demais membros do bloco uma possível integração de infraestruturas de pagamento nacionais.
Nabiullina disse que 159 instituições de 20 países já se conectaram à alternativa russa ao SWIFT, o Sistema de Transmissão de Mensagens Financeiras, ou SPFS. E será prioridade para a Rússia nesse ano aumentar os pagamentos em moedas nacionais dentro do bloco.
Fonte: Papiro