Lula durante campanha no Ceará, em 2022. Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que 49% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Lula. O número dos que avaliam positivamente cresceu 3% em referência a mesma pesquisa realizada em dezembro passado.

Já os que desaprovam foram de 44% para 42%, queda de 2%. Os que não souberam responder foram 9% nesta atual pesquisa realizada entre 27 e 29 de janeiro.

O levantamento ainda traz uma pergunta sobre a avaliação do trabalho de Lula em que 36% disseram ser ótimo/bom ante 34% que avaliam como ruim/péssimo. Os que julgam regular foram 22% e não souberam responder 8%.

Neste quesito é interessante observar que a avaliação ótimo/bom superou a ruim/péssimo, dentro da margem de erro de 2%, o que configura empate técnico, porém mostra um avanço positivo para Lula em relação a pesquisa anterior, assim como na avaliação da aprovação do governo.

O ótimo/bom foi 32% para 36% de dezembro para janeiro, enquanto o ruim/péssimo decresceu de 35% para 34%.

Ainda que demonstrem estabilidade, os números indicam uma perspectiva otimista nesta virada de ano para Lula. Fica claro que o tímido avanço desde que venceu as eleições está localizado na pouca ampliação de apoio em setores conservadores ainda ligados ao bolsonarismo.

Outro dado relevante trazido pela pesquisa do grupo Poder360 indica que 51% consideram o governo Lula melhor do que o governo Bolsonaro, 39% acham pior, 9% igual e 1% não sabem. Isto quer dizer que mais da metade dos brasileiros acham o governo Lula melhor que o governo Bolsonaro, de acordo com o PoderData.

Ao total foram 2.500 entrevistas feitas por ligações que abrangeram todas as unidades federativas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%.