Manifestantes no portão de Brandemburgo pedem saída do governo | Foto: AFP

Os agricultores alemães iniciaram uma semana de protestos, nesta segunda-feira (8), com manifestações bloqueando estradas contra medidas do governo de cortar programas sociais e subsídios ao produtor rural.

A coligação de três partidos liderada pelo chanceler Olaf Scholz irritou os agricultores, no mês passado, ao anunciar planos para abolir a isenção de impostos sobre veículos agrícolas e incentivos fiscais para conter preços dos combustíveis.

O pretexto para o arrocho sobre o campo é cobrir um déficit de 17 bilhões de euros (90,9 bilhões de reais) no orçamento de 2024.

Entre os protestos destacou-se a presença de mais de 500 tratores estacionados em frente ao Portão de Brandemburgo, em Berlim.

A mobilização dos agricultores se espalha por outras cidades. Cerca de 5.500 tratores, dirigem-se ao centro da capital bávara, Munique, para se manifestarem contra a retirada das isenções fiscais.

O chefe do Sindicato dos Agricultores do país, Joachim Rukwied, anunciou protestos em Hamburgo, Wiesbaden, Magdeburg, Mainz e Bremen. Na Baviera, algumas escolas passaram para o ensino à distância devido aos protestos.

CORTES PREJUDICAM A PRODUÇÃO ALIMENTAR NACIONAL

“As propostas de cortes devem ser retiradas da mesa. O que está em jogo é a viabilidade futura da nossa indústria e da produção alimentar nacional. Portanto, continuamos comprometidos com a nossa semana de ação”, diz um comunicado de imprensa da Associação Alemã de Agricultores.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebeestreit, sem considerar os interesses desse setor, anunciou no mês passado os planos do gabinete para eliminar os subsídios ao diesel no meio da crise que o país vive, o que renderia ao tesouro 440 milhões de euros [cerca de 2 bilhões 350 milhões de reais]. As autoridades também planejaram eliminar a tributação favorável sobre os veículos utilizados no cultivo de florestas e na agricultura, o que pouparia ao orçamento outros 480 milhões [2,67 bilhões de reais].

Fonte: Papiro