Foto: reprodução/Telefônica

Mais de 5 mil trabalhadores podem perder seus empregos na Espanha após a Telefônica anunciar, nesta semana, que pretende cortar postos até 2026. Segundo informou um dirigente da União Geral dos Trabalhadores do país, a medida anunciada teria o objetivo, por parte da empresa, de “reduzir custos e adaptar o tamanho da empresa ao mercado atual”. 

Considerada a maior do ramo das telecomunicações do país, a Telefônica conta com 21 mil trabalhadores na Espanha e 103 mil em todo o mundo. Em maio deste ano, a empresa divulgou lucro líquido de 298 milhões de euros somente no primeiro trimestre. O valor, no entanto, é menor do que os 706 milhões de euros obtidos em igual período de 2022. 

Segundo o site E-Investidor, “a receita da companhia de telecomunicações espanhola teve expansão anual de 6,7% entre janeiro e março, a 10,04 bilhões de euros, com contribuições positivas de todas as regiões e unidades de negócios. Já o lucro operacional antes de depreciação e amortização (Oibda) da Telefónica somou 3,12 bilhões de euros no trimestre, ante 3,20 bilhões de euros um ano antes”. 

No Brasil, a Telefonica, que é dona da Vivo, teve lucro líquido de R$ 1,472 bilhão no terceiro trimestre de 2023 (3T23), montante 2,2% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022. 

Com agências

(PL)