A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e o Instituto Claudio Campos promovem nesta terça-feira (5) o seminário “O Governo Lula, a Reconstrução Nacional e o Papel dos Sindicatos”. A atividade será realizada à noite, a partir das 18 horas, na sede nacional da CTB, em São Paulo.

De acordo com a central, o objetivo do seminário é pôr em debate os desafios do movimento sindical sob o terceiro governo Lula. Entre os temas a serem abordados, estão as atuais reivindicações dos trabalhadores, a retomada da antiga legislação trabalhista e a revogação dos retrocessos implantados nas gestões Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022).

O seminário – que conta com o apoio da Fundação Maurício Grabois – será dividido em duas mesas. Na primeira, às 18h30, os convidados discutem “A Reconstrução Nacional, o Investimento Público e a Reindustrialização”. Já a segunda mesa, às 20 horas, tem como pauta “A Unidade Sindical, Emprego e Salário”.

A atividade será híbrida (semipresencial). É possível participar dos debates por videoconferência, através do aplicativo Zoom. Confira abaixo a programação completa.

Seminário “O Governo Lula, a Reconstrução Nacional e o Papel dos Sindicatos”

18h: Abertura, com Rosanita Monteiro de Campos (presidente do Instituto Claudio Campos e diretora da Fundação Maurício Grabois).

18h10: Apresentação – Nossos objetivos, com Carlos Alberto Pereira (membro da Comissão Política e do Comitê Central do PCdoB, jornalista da Hora do Povo)

18h30: Mesa 1 – A Reconstrução Nacional, o Investimento Público e a Reindustrialização

* Mediador: Sabino Bussanello (assessor de Formação Sindical da Fetiesc)

* Debatedores: Adilson Araújo (presidente da CTB), Moacyr Auesvald (presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST) e João Carlos Juruna (secretário-geral da Força Sindical).

20h00: Mesa 2 – A Unidade Sindical, Emprego e Salário

* Mediador: Nivaldo Santana (secretário de Relações Internacionais da CTB e secretário nacional Sindical do PCdoB)

* Debatedores: Carlos Muller (CONTTMAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais), Flavio Werneck (Federação Nacional dos Policiais Federais) e José Reginaldo (CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria).