Prestes a completar um ano de mandato, o terceiro governo Lula ostenta uma aprovação de 38% dos brasileiros. Trata-se do índice de eleitores que julgam a gestão como “ótima” ou “boa”, conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8).

A popularidade do governo é ligeiramente superior à rejeição. O levantamento mostra que 30% consideram a administração “regular” e outros 30% a avaliam como “ruim” ou “péssima”. Ao longo do ano, as oscilações entre esses campos ocorreram, invariavelmente, dentro da margem de erro.

Lula tem melhor avaliação entre os moradores do Nordeste (48%) e entre eleitores com menos escolaridade (50%). Em contrapartida, a desaprovação vai a 47% no segmento de pessoas com renda superior a dez salários mínimos e chega a 39% entre eleitores com curso superior e moradores do Sul.

Um dos índices mais preocupantes para Lula mostra a quebra de expectativas com seu governo. Para 57%, o presidente fez menos do que o esperado. Apenas 16% indicam que ele fez mais do que o previsto, ao passo que 24% dizem que foi feito justamente o esperado.

A pesquisa questionou aos brasileiros se eles confiam no que Lula diz: 40% dizem que nunca confiam, 35% confiam às vezes e 24% confiam sempre.

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na terça-feira (5). A margem de erro é dois pontos percentuais.