China e Vietnã anunciam comunidade de cooperação estratégica
A China e o Vietnã anunciaram terça-feira (12) a construção de uma comunidade comum focada no fortalecimento da industrialização e segurança, do desenvolvimento nacional e do socialismo, aprofundando a parceria de cooperação estratégica existente entre as duas nações vizinhas.
Durante visita do presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista, Xi Jinping, ao Vietnã, foi concluída a terceira rodada de visitas mútuas, sendo acolhido pelo líder do Estado, do Partido e do povo vietnamita, Nguyen Phu Trong.
Os dois países decidiram fortalecer o intercâmbio e a aprendizagem mútua e aprofundar o desenvolvimento da sociedade humana, disse Xi. Entre as prioridades, apontou, estão a segurança política nacional, a fim de prevenir, neutralizar e conter todos os tipos de riscos.
Xi assinalou que o compromisso comum é aprimorar a cooperação prática e a modernização, que inclui todos os mais de 1,4 bilhão de chineses e cerca de 100 milhões de vietnamitas em áreas emergentes como economia digital e desenvolvimento verde.
Os dois lados devem implementar a Parceria Econômica Regional Abrangente, construindo uma cadeia industrial e de suprimentos segura, estável, eficiente, inclusiva e mutuamente benéfica, defendeu o líder chinês.
A cooperação bilateral deverá ter um foco maior em agricultura, educação, saúde e outros campos relacionados à subsistência das pessoas, enfatizou Xi, acrescentando que os dois lados devem fortalecer a cooperação em áreas como juventude e turismo, aumentando os laços entre as novas gerações para consolidar o apoio popular à amizade China-Vietnã.
Trong deu as boas-vindas, saudando o 15º aniversário da parceria de cooperação estratégica entre o Vietnã e a China, e as inúmeras conquistas obtidas pelos chineses, frisando que a industrialização e modernização potencializarão cada vez mais desenvolvimento comum, da mesma forma que forneceram assistência valiosa ao país em tempos difíceis, como a pandemia da Covid-19.
O governo vietnamita reiterou a defesa do princípio de Uma Só China, o reconhecimento de Taiwan como uma parte inalienável do território chinês, e a firme oposição às atividades separatistas da “independência de Taiwan” sob qualquer forma.
Após as conversas, Xi e Trong testemunharam a exibição de documentos de cooperação bilateral assinados pelos dois lados, em mais de 30 áreas, como a cooperação para o desenvolvimento, economia digital e defesa e marítima.
Os dois líderes disseram acreditar que a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado vai pavimentar seu próprio caminho de modernização, obtendo benefícios mútuos e resultados vantajosos aos dois povos com contribuições positivas para a paz e a prosperidade regionais.
Fonte: Papiro