Foto: Reprodução X/ DD_Geopolitics

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o Afeganistão no sábado (7). Segundo informações da administração do Talibã, que controla o país, cerca de 2.500 pessoas morreram e 9 mil estão feridas.

O oeste do país foi o mais afetado. Os números podem ser ainda maiores, pois muitas pessoas ainda estão sob os escombros.

Para a Reuters, Janan Sayeeq, porta-voz do Ministério de Desastres, disse que 2.445 pessoas morreram, 9.240 ficaram feridas e 1.320 casas foram danificadas ou destruídas.

Os trabalhos de resgate são realizados por dez equipes. O país depende de ajuda internacional para o seu sistema de saúde desde que o Talibã assumiu o controle em 2021, quando foram interrompidos os financiamentos econômicos externos com a saída da ocupação norte-americana.

Governo do Brasil

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que não há registro de brasileiros afetados e dispõe de um plantão consular:

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do terremoto ocorrido na província de Herat, no oeste do Afeganistão, em 7 de outubro. O tremor, de magnitude 6.3, provocou, até o momento, mais de dois mil óbitos e deixou mais de 1.200 feridos. Não há registro de brasileiros afetados.

Neste momento de consternação pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico, o Governo brasileiro manifesta suas condolências aos familiares das vítimas, seus votos de plena recuperação aos feridos e sua solidariedade ao povo do Afeganistão.

O plantão consular do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

*Com informações Reuters