Foto: Grigory Sysoev/Sputnik

Nesta quarta-feira (11), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a acusar os Estados Unidos de não contribuir para a paz dialogada no conflito entre Palestina e Israel, pelo contrário, os estadunidenses tem “inflamado” a região ao enviar o porta-aviões USS Gerald R. Ford e outros componentes militares para uma área próxima ao conflito, entende o líder russo.

Putin questionou a medida e perguntou a quem os EUA querem assustar, sendo que muitas pessoas da região já não têm mais medo de nada após tanta violência já presenciada.

A fala feita foi realizada em um evento internacional sobre energia realizado em Moscou.

Na terça-feira (10), em encontro com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed al-Sudani, no Kremlin, o presidente russo já havia comentado a guerra entre Palestina e Israel. Para Putin, o conflito demonstra que a política dos Estados Unidos no Oriente Médio falhou, em clara referência ao intervencionismo que por décadas centralizou em si decisões sobre a crise na região.

Nesse sentido, o líder russo atribui a deterioração das relações no Oriente Médio à política externa dos EUA, que monopolizam decisões sem observar os diversos lados. Isto criou, segundo Putin, pressão sobre as populações envolvidas que culminaram no atual cenário.

Ele também não deixou de observar que os Estados Unidos sistematicamente ignoraram os interesses palestinos e resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a soberania e independência do Estado palestino.

*Com informações Reuters