Foto: FUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) estão convocando os trabalhadores de todos os Sistema Petrobrás para uma mobilização conjunta, com assembleias e indicativo de paralisações por segmentos, em rejeição à segunda contraprosta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), apresentada no último dia 9.

A direção da empresa propôs um reajuste salarial de 1% acima da inflação. No entanto, os trabalhadores reivindicam ganho real de 3% e mais 3,8% de reposição referente às perdas salariais passadas. Os petroleiros também reivindicam equiparação entre as tabelas salariais da Petrobrás e das subsidiárias.

“A reconstrução do sistema Petrobrás passa necessariamente pela valorização dos petroleiros e pela humanização das relações de trabalho. O indicativo para as assembleias, portanto, é de rejeição da 2ª contraproposta”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar”.

Em documento conjunto, as entidades dos trabalhadores afirmam que “é inadmissível uma empresa que enriqueceu acionistas sem qualquer compromisso com o desenvolvimento e a soberania nacional continuar sacrificando os trabalhadores para garantir a lucratividade dos que se apropriam da riqueza coletiva”.

Entre as atividades agendadas pelos petroleiros estão paralisações no dia 27 de outubro nas operações de refino e em usinas termoelétricas; paralisação nas subsidiárias da Petrobrás no dia 30 e paralisação nas operações de exploração e produção no dia 31 de outubro.

Fonte: Página 8