Príncipe Bernhard, em foto de 1970, nasceu na aristocracia alemã, mas passou a guerra em Londres | Foto: BBC

O príncipe holandês Bernhard, que serviu como príncipe consorte durante décadas após a Segunda Guerra Mundial, foi confirmado como membro do partido político NSDAP de Adolf Hitler, graças à descoberta de um autêntico cartão de membro do partido nazista, registrou o portal Sputnik. Revelação que chocou a Holanda e suscitou apelos para uma investigação mais aprofundada sobre o seu passado nazi.

O governo holandês reconheceu oficialmente a autenticidade de um cartão de membro do partido nazista pertencente ao príncipe Bernhard von Lippe-Biesterfeld, consorte da princesa holandesa Juliana.

Curiosamente, pouco depois da homenagem a um nazista ucraniano no Canadá ter chamado a atenção do mundo, agora e a vez do príncipe consorte holandês ser exposto à luz.

Há muito os historiadores questionavam suas repetidas negações de filiação nazista. A existência do cartão veio à tona pela primeira vez em 1996, revela a Sputnik, quando um pesquisador do Instituto Holandês de Estudos de Guerra, Holocausto e Genocídio encontrou uma cópia do documento em um arquivo de uma universidade dos EUA.

Gerard Aalders, o pesquisador, enfrentou críticas na época por sua revelação, mas afirmou que o príncipe Bernhard “mentiu até o fim sobre seu passado nazista”.

O príncipe Bernhard casou-se com a princesa Juliana em 1937 e desempenhou um papel importante no exílio da família real holandesa durante a Segunda Guerra Mundial. Ele até mesmo liderou as forças unificadas da resistência holandesa em 1944 e foi condecorado piloto da força aérea britânica, a RAF.

Ao longo de sua vida, o príncipe negou veementemente ser membro do partido de Hitler, alegando ter sido apenas, durante seus anos de estudante, membro em potencial de duas organizações nazistas. Ele asseverou que isso era necessário para evitar suspeitas e passar nos exames universitários.

No entanto, após a morte do príncipe o antigo chefe dos arquivos do palácio, Flip Maarschalkerweerd, descobriu o cartão de membro autêntico do NSDAP.

Em resposta à descoberta, a casa real holandesa confirmou a existência do cartão e publicou uma fotografia do mesmo. “Posso imaginar muito bem que esta notícia tem um grande impacto, que desperta muitas emoções. Em particular entre a comunidade judaica. Temos que ver o passado como ele é, incluindo as partes menos agradáveis”, o rei Willem Alexander disse aos repórteres.

Maarschalkerweerd descobriu ainda que o cartão foi quase destruído em 1949 por Lucius Clay, um administrador militar dos EUA na Alemanha, que revelou numa nota que estava prestes a destruir o documento. Mas, acrescentou Clay na mensagem, o príncipe “ganhou o direito de destruí-lo” sozinho.

A revelação da afiliação nazista do Príncipe Bernhard chocou muitos, especialmente aqueles que participaram na resistência holandesa e com ele comemoraram a libertação nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. Vários partidos políticos e grupos judaicos apelaram a uma investigação sobre o assunto, que acrescenta outra camada à complexa história da família real holandesa durante a Segunda Guerra Mundial.

A Casa real holandesa publicou o cartão original de membro do Partido Nazista do príncipe Bernhard e declarou que o passado precisa ser conhecido e encarado.

Fonte: Papiro