A operação da ferrovia de alta velocidade cabe ao consórcio Indonésia-China | Foto: CRRC

A Indonésia inaugurou a primeira ferrovia de alta velocidade no Sudeste Asiático, que liga a capital, Jacarta, com a cidade de Bandung e é capaz de acelerar a uma velocidade de 350 quilômetros por hora. A ferrovia faz parte da Iniciativa Cinturão e Estrada, um programa de 10 anos de projetos de infraestrutura proposto e apoiado pela China, mais conhecido como “Nova Rota da Seda”.

“O trem Jacarta-Bandung é um exemplo da modernização do nosso eficiente sistema de transporte”, sublinhou o presidente indonésio, Joko Widodo, na cerimônia de início da operação comercial, na segunda-feira (2).

O TAV tem capacidade para 601 passageiros e reduz a viagem de 3,5 horas no trem tradicional para 40 minutos.  A ferrovia foi batizada como Whoosh (abreviação de Waktu Hemat, Operasi Optimal, Sistem Hebat, literalmente ”Economia de tempo, operação ideal, sistema excelente”) e percorre cerca de 140 quilômetros entre Jacarta e Bandung na província de Java Ocidental, tendo várias paradas, incluindo Halim, Karawang, Padalarang e Tegalluar.

O trajeto inclui 15,6 quilômetros de túneis – são onze – e 53,5 quilômetros de vias elevadas.

Trata-se de um projeto histórico no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês), observou o jornal Global Times. A Indonésia é a maior economia da ASEAN, a associação econômica dos países do sudeste asiático. Bandung, a outra ponta da linha, é a cidade que sediou a histórica conferência de 1956 com os líderes do Terceiro Mundo.

O desenvolvimento e operação da ferrovia de alta velocidade cabe ao consórcio sino-indonésio Kereta Cepat Indonésia-China (KCIC). A China Railway No.4 Engineering Group participou da construção da ferrovia.

Porta-voz da China Railway No.4 Engineering Group disse ao Global Times em setembro que o número de passageiros do TAV poderia exceder 10 milhões de passageiros no primeiro ano de operação.

De 7 a 30 de setembro, a ferrovia de alta velocidade realizou operações experimentais, tendo oferecido viagens gratuitas. Anteriormente, houve testes durante a cúpula do G20 em Bali de 2022 e, este ano, durante a recente cúpula da Asean. Próprio.

A inauguração da ferrovia de alta velocidade foi calorosamente recebida pela população indonésia, que a vê como um símbolo de orgulho nacional e um sonho tornado realidade.

Zhang Chao, diretor executivo do conselho da KCIC, relatou ao Global Times que se sentia “como um estudante prestes a fazer o exame nacional de admissão à faculdade”, com oito anos de trabalho árduo recompensados e, ao mesmo tempo, tendo um senso de responsabilidade para garantir que a linha funcione sem problemas.

O acordo China-Indonésia garantiu o financiamento e também a transferência de tecnologia, com o estabelecimento de uma joint venture com empresas indonésias para produzir material circulante para sistemas ferroviários de alta velocidade e para sistemas ferroviários ligeiros, não só para a Indonésia, mas também para a exportação para outros paises asiáticos. O consórcio formado para o desenvolvimento e operação é 40% chinês e 60% indonésio.

O TAV Jacarta-Bandung é a primeira vez que a tecnologia ferroviária chinesa de alta velocidade foi implementada de forma abrangente fora da China, com todo o sistema, todos os elementos e toda a cadeia industrial, enfatizou o jornal chinês.

Lu Kang, embaixador chinês em Jacarta, disse ao GT, em recente entrevista, que o TAV, a longo prazo, otimizará ainda mais o ambiente de investimento local, aumentará as oportunidades de emprego, impulsionará o desenvolvimento comercial e turístico ao longo da linha e criará novos pontos de crescimento.

Fonte: Papiro