Desabamento de edifício nas ruas de Gaza. Foto: UNRWA/Mohammed Hinnawi

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu de forma emergencial no domingo (8) para tratar sobre a guerra entre Palestina e Israel. O encontro em Nova York, Estados Unidos, foi convocado pelo Brasil, que preside o órgão.

A reunião foi fechada e não houve consenso. Dessa maneira, não foi divulgada uma declaração final pelos embaixadores. A expectativa é de que voltem a se reunir em breve.

O embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, disse à rede CNN que, apesar de não ser deliberada uma posição em grupo, o encontro serviu para atualizar o cenário de guerra e tratar de uma fórmula para a restauração da paz.

Nesta segunda-feira (9), o secretário-geral da ONU, António Guterres disse que “é hora de acabar com este círculo vicioso de derramamento de sangue, ódio e polarização”.

Na sua fala condenou os ataques do Hamas, mas indicou que resposta israelense deve estar de acordo com direito humanitário internacional. A fala é um apelo para que Israel não siga com o plano de corte de suprimentos à Palestina, como também de impedimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.