Robert Fico (camisa escura), celebra resultado ao lado de apoiadores | Foto: Tomas Benedikovic/AFP

O Partido da Social Democracia Eslovaca (SMER-SD), cujo líder, Robert Fico, fez campanha contra o envio de armas ao regime de Kiev, saiu vitorioso das eleições na Eslováquia.

“Somos um país pacífico, comigo no governo, a Elováquia não enviará armas à Ucrânia”, afirmou Fico durante a campanha.

Com mais de 95% dos votos apurados, o SMER-SD, tem cerca de 23% dos votos, enquanto que o atual partido no poder, o Partido Progressista Eslovaco, que se submeteu à política de Washington, enviando armas a Zelensky (incluindo MIG-29, produzidos na era soviética) e aderindo a sanções à Rússia, teve 17% dos votos. Seu líder, Michal Simecka, é vice-presidente do Parlamento Europeu.  

Em terceiro lugar, com 15% dos votos, ficou o HLAS, que não se pronunciou ainda com quem está disposto a se coligar para governar o país. Também conseguiu vencer a cláusula de barreira o Partido Nacional Eslovaco, que tem Andrej Danlo como líder, que já disse da intenção de participar de um governo com Fico, para “combater o liberalismo”. O PNE obteve 5% dos votos. Além desses, há mais alguns que podem integrar o novo governo da Eslováquia com os quais Fico terá que negociar.

Fonte: Papiro