A praça Kim Il Sung foi tomada pela comemoração da data nacional da RPDC | Foto: Divulgação

As comemorações alusivas ao 75º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) aconteceram neste 9 de setembro, na Praça Kim Il Sung, em Pyongyang, com a presença de dezenas de milhares de norte-coreanos, do líder Kim Jong Un e de delegações dos governos da China e da Rússia.

O desfile envolveu brigadas paramilitares uniformizadas, algumas em tratores ou grandes caminhões vermelhos, todas sob o olhar atento do líder, acompanhado de sua filha.

O líder norte-coreano aproveitou a oportunidade para reunir-se com uma delegação chinesa liderada pelo vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado, Liu Guozhong. É a segunda visita em seis semanas de altos funcionários chineses, uma indicação de que Pyongyang está flexibilizando o controle fronteiriço contra a Covid.

Ambas as partes anunciaram a intenção de continuar “intensificando a coordenação e a cooperação” entre os dois países, informou também a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

De acordo com a imprensa chinesa, o presidente Xi Jinping parabenizou Kim por telefone. A visita de Liu Guozhong segue-se à de outro alto funcionário de Pequim, Li Hongzhong, membro do Comitê Político do Partido Comunista da China, em julho.

Outro grupo de diplomatas russos e um grupo de canto e dança também participaram do evento, registrou a KCNA. A Rússia recebeu recentemente permissão para adicionar diplomatas à sua missão em Pyongyang, segundo a embaixada de Moscou. É a primeira rotatividade de pessoal desde 2019.

O presidente russo, Vladimir Putin, também parabenizou o líder norte-coreano, Kim Jong-un, por ocasião do 75º aniversário de fundação da RPDC.

Segundo o comunicado da rádio, no telegrama, o presidente russo destacou que, desde o reconhecimento pela União Soviética do “novo Estado soberano que surgiu em solo coreano”, as relações entre a Rússia e a RPDC têm sido construídas sobre os princípios da amizade, da boa vizinhança e do respeito mútuo.

“Acumulamos uma experiência significativa na cooperação construtiva em vários níveis. Estou confiante de que, através de esforços conjuntos, continuaremos a estreitar sistematicamente os laços bilaterais em todas as direções. Isso satisfaz plenamente os interesses dos nossos povos e contribui para garantir a segurança e a estabilidade na península coreana, no norte e no leste da Ásia”, disse o telegrama, de acordo com a rádio.

Fonte: Papiro