Chanceler Seguei Lavrov e o cardeal Matteo Zuppi, enviado do Papa a Kiev e Moscou | Foto colagem Sputnik/Ansa

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que as autoridades do país estão “prontas” para dialogar em Moscou com o enviado do papa Francisco para a paz na Ucrânia, o cardeal Matteo Zuppi.

“Continuam os esforços do Vaticano, cujo enviado pretende visitar-nos. Estamos dispostos a encontrar-nos com todos, a falar com todos”, declarou nesta sexta-feira (15). No entanto, o chanceler frisou que a busca pela paz não depende apenas de Moscou.

“A Rússia continua pronta para responder a todas as questões sérias, mas as ‘bolas’, que já são muitas, estão no campo do regime de Kiev”, disse Lavrov, apontando que as autoridades ucranianas introduziram uma proibição das negociações de paz a nível legislativo. Em outubro do ano passado, o presidente Zelensky assinou um decreto que proíbe negociações entre Moscou e Kiev que ainda está valendo.

O cardeal Matteo Zuppi elogiou a disposição do ministro Serguei Lavrov para dialogar sobre a situação na Ucrânia.

“É importante porque a paz se alcança através do diálogo e da descoberta dos espaços possíveis e necessários. É certamente uma afirmação positiva [de Lavrov], e vai na direção desejada pelo papa Francisco”, assinalou o cardeal.

A declaração foi dada em entrevista à emissora italiana TV2000, na qual o cardeal também falou sobre sua passagem por Pequim nos últimos dias, onde se reuniu com Li Hui, representante especial do governo chinês para assuntos euro asiáticos.

O cardeal Matteo Zuppi foi nomeado pelo papa Francisco, em maio de 2022, como representante da Igreja Católica para liderar processos em favor da paz. Em junho deste ano, Zuppi passou a atuar como representante do Vaticano para negociações de paz na Ucrânia.

No âmbito dos esforços para pôr fim ao conflito na Ucrânia, o Papa já enviou o cardeal Zuppi a Kiev e a Moscou, no mês de junho último; a Washington em julho e a Pequim, já neste mês de setembro.

Fonte: Papiro