Frente Parlamentar em Defesa dos Correios | Foto: Sintect/SP

No último dia 5, foi relançada no plenário da Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios. Com a presença de lideranças políticas e sindicais, o evento debateu o futuro da estatal após os últimos quatro anos em que os Correios esteve sob ameaça de privatização e sofreu com o desmonte promovido pela gestão bolsonarista.

“É fundamental que nos empenhemos na reconstrução e fortalecimento dos Correios como um serviço essencial para o Brasil. Precisamos melhorar a imagem da empresa perante a população e assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam preservados”, afirmou o presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), José Aparecido Gandara.

José Aparecido destacou que a Federação, os diversos sindicatos regionais dos trabalhadores dos Correios, centrais como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU-DF), entre outras lideranças ali presentes, “estão comprometidos em trabalhar em conjunto com parlamentares, e outros atores interessados em garantir um futuro sólido e promissor para os Correios, assegurando que continue a ser uma estatal essencial para toda a população”.

O evento foi presidido pelo deputado Leonardo Monteiro (PT/MG), que reassumiu a coordenação da Frente.

O deputado reforçou seu compromisso com a preservação dos Correios como um serviço público de excelência e essencial para toda a população, e destacou “a importância da participação dos trabalhadores e da nova direção dos Correios, liderada por Fabiano Silva, para o progresso dos projetos relevantes em tramitação na Câmara dos Deputados e para o desenvolvimento de um novo projeto de governo e país”.

As lideranças sindicais ressaltaram a necessidade de fortalecer o monopólio dos Correios e garantir a sobrevivência da empresa, além de ampliação dos direitos dos trabalhadores, como a instituição de um plano de saúde sólido, entre outros.

Fonte: Página 8