Foto: Cristiane Cunha

Dados divulgados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) indicam melhores resultados para os trabalhadores nas negociações coletivas realizadas em julho.

De acordo com o estudo, de 165 categorias analisadas até 10 de agosto, 89,1% conquistaram ganhos reais de salários e 10,3% obtiveram reajustes iguais à inflação dos últimos 12 meses. Apenas uma negociação (0,6%) teve reajuste abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC), usado como parâmetro nas análises.

Os dados mostram ainda que o quadro de julho é parecido com o observado nas duas datas-bases anteriores. A diferença entre o desempenho de julho de 2022 e o deste ano chama a atenção: no ano passado, o percentual de negociações com reajustes abaixo da inflação foi de 66,5%.

A pesquisa também aponta resultados positivos no acumulado do ano: “Das 9.829 negociações de reajustes salariais de 2023 analisadas até 10/08, 76,5% conseguiram resultados acima da inflação medida pelo INPC. Reajustes iguais a esse índice foram observados em 18% das negociações; e abaixo dele, em apenas 5,5% dos casos. A variação real média dos resultados no ano, até julho, é de 0,75% acima do INPC”, afirma o Dieese.

Fonte: Página 8