Foto: Divulgação/PPI

As rodovias tiveram lugar de protagonismo na alocação de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo presidente Lula na última sexta-feira (11). A maioria delas tiveram indicação dos governadores como alvo de projetos e obras.

Conforme dados divulgados pela Casa Civil, que cuida do programa, são 267 ações previstas em rodovias federais (BRs) com um valor total de R$ 185,8 bilhões, sendo R$ 73 bilhões públicos e R$ 112,8 bilhões em investimentos privados que são focados em concessões novas e já existentes. Ainda neste montante se soma a construção do Arco Metropolitano de João Pessoas (PB) e a adequação da travessia urbana de Dourados (MS), totalizando 269 obras.

De acordo com a pasta, as rodovias correspondem a 65% da matriz de transporte nacional que conta com 65 mil quilômetros de rodovias federais. Com isso, os recursos do Novo PAC visam potencializar o crescimento nacional pelo desenvolvimento comercial, industrial e agrícola por meio da “recuperação da infraestrutura existente, adequação, duplicação e implantação de novos trechos” que se ligam a portos e ferrovias.

Abaixo, segue a tabela de direcionamento dos investimentos do PAC nas rodovias federais e nas demais obras do modal.

ModalidadesQuantidadeValor – R$ BilhõesTipo
Manutenção27 Unidades da Federação​27,3Público
Restauração​83,8Público
Adequação237,7Público
Duplicação​​318,9Público
Construção​4913Público
Pontes e Viadutos​183,0Público
Estudos e Projetos – Obras públicas e concessões​992,5Público
Investimentos das concessões existentes​2450,8Privado
Investimentos Previstos de Novas Concessões​​1662,0Privado
Aporte para Concessões​​​​Nacional6,8Público
TOTAIS269185,8

Fonte: Casa Civil/Novo PAC

Pelo site da Casa Civil é possível verificar a listagem de investimentos em todos os modais de transportes. Abaixo um exemplo do mapa dos empreendimentos públicos de Minas Gerais que receberão investimentos do Novo PAC:

Fonte: Casa Civil/Novo PAC

Veja aqui todas as obras rodoviárias em cada unidade da federação.

Ferrovias

Assim como as rodovias, as ferrovias também receberão grande montante de recursos: R$94,2 bilhões (R$ 6 bilhões públicos e R$ 88,2 bilhões privados).

ModalidadesQuantidadeValor – R$ BilhõesTipo
Construção ​35,7Público
Adequação de Linha Férrea​​20,1Público
Investimentos das concessões existentes e nova​1588,2Privado
Estudos, projetos e planejamento – concessões, cargas e passageiros​​​150,2Público
TOTAIS3594,2

Fonte: Casa Civil/Novo PAC

Destaca-se a construção do trecho da Transnordestina, de Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, a continuidade das obras nas ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol 2) e de Integração do Centro-Oeste (Fico 1) e a adequação das linhas férreas de Juiz de Fora (MG) e de Barra Mansa (RJ).

Fonte: Casa Civil/Novo PAC

Entre os investimentos em concessões chama a atenção a nova obra para trem de passageiros entre a cidade de São Paulo e Campinas, oferecendo uma viagem de pouco mais de uma hora no trajeto inteiro com benefício para passageiros de outras cidades, como Jundiaí.

Fonte: Casa Civil/Novo PAC

O montante de investimentos do chamado Eixo Transporte Eficiente e Sustentável, que além de rodovias e ferroviais conta com portos, aeroportos e hidrovias, soma R$ 349 bilhões.

Novo PAC

Ao todo, o Novo PAC, organizado em nove eixos de investimentos, deve investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil. Segundo a Casa Civil, a previsão é de que o Novo PAC execute recursos do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 371 bilhões; das empresas estatais, R$ 343 bilhões; financiamentos, R$ 362 bilhões; e setor privado, R$ 612 bilhões.

*Com informações Casa Civil e Agência Brasil