Foto: Sintaema

Movimentos sociais criaram um grupo de comunicação contra a privatização da Sabesp, nesta quarta-feira (2). O encontro foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema).

Entre as ações elencadas durante a reunião estão a construção de abaixo-assinados, um plebiscito sobre o tema, a produção coletiva e disparo simultâneo de materiais alertando a população sobre os riscos de uma possível privatização da água e saneamento no estado. O Sintaema também coletivizou as peças de divulgação já produzidas pela comunicação da entidade até o momento e a estrutura de carro de som para atividades em defesa da Sabesp.

Os ativistas propuseram também a criação de estratégias de divulgação online, parceria com influencers, organização de um banco de imagens e um festival de música. Em comunicado, o Sintaema afirmou que “entre as ações iniciais está a organização de uma coletiva de imprensa com veículos da mídia periférica para pautar a defesa da Sabesp”.

Entre as entidades que participaram do encontro estão a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), entre outras.

Fonte: Página 8