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Em assembleia na segunda-feira (14), os metroviários de Recife (PE) decidiram pela manutenção da greve por tempo indeterminado, iniciada no último dia 2. Ainda na segunda, um grupo de trabalhadores liderados pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) saiu em caravana de ônibus rumo a Brasília, onde farão um ato contra a ameaça de privatização do Metrô da capital pernambucana.

O ato acontece amanhã (17), em frente ao Palácio do Planalto. Os trabalhadores querem a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) do Plano Nacional de Desestatização (PND). 

“Vamos nos encontrar com outros sindicatos em um ato contra à privatização. Também temos a perspectiva que o presidente Lula nos receba”, destacou o presidente do sindicato, Luiz Soares.

A luta contra a privatização se dá em meio à Campanha Salarial da categoria, que reivindica um reajuste salarial de 7%, com base em uma proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE). Os trabalhadores também pedem um aumento do piso salarial para o nível 110, o que representa cerca de R$ 2.500. Atualmente, a base salarial da categoria está em R$ 1.900.

Segundo Luiz Soares, a expectativa é que a negociação prossiga de forma mais efetiva. “Queremos avançar no nosso acordo coletivo. A Superintendência Regional do Trabalho aqui no Recife também está articulando uma reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para quem sabe sairmos de lá com uma resposta positiva”, afirmou. “Se tivermos uma resposta positiva em Brasília, podemos suspender a greve imediatamente. Caso contrário, vamos manter a greve por tempo indeterminado até que se resolva essa situação ou vamos para o Tribunal Superior do Trabalho para o dissídio”, completou Luiz.

Em relação à campanha contra a privatização do Metrô, o Sindmetro-PE também informou que vai ampliar as inserções em emissoras de televisão e rádio, e intensificar a colocação de outdoors espalhados na Região Metropolitana de Recife e em ônibus de algumas linhas.

A campanha de mídia contra a privatização, para conscientizar e alertar a população, teve início na noite de domingo (13), com a veiculação de propaganda no intervalo do Fantástico, da Rede Globo. Durante esta semana, a campanha segue com inserções na Rede Globo, TV Jornal/SBT e TV Guararapes/Record, além das Rádios Jornal e CBN Recife.

Fonte: Página 8