Boias forçam os que tentam atravessar o rio para entrar nos EUA a caminhar junto à cerca de arame farpado | Foto: AFP

108 entidades de defesa dos direitos humanos, exigiram ao governo do presidente Joe Biden que “tome medidas decisivas para condenar” e que o governo federal dos EUA “deixe de participar” na ‘Operação Estrela Solitária’ (Lone Star), como é denominada a criminosa campanha anti-imigrante lançada em 2021 pelo governador republicano do Texas, Greg Abbott.

O portal Common Dreams destacou, nesta sexta-feira (25), a carta ao secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, dirigida também a funcionários do Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteiras (CBP) e do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE), as organizações sociais pediram “investigar e encerrar qualquer colaboração” entre as agências do Departamento de Segurança Nacional (DHS) e a Operação Estrela Solitária.

“Nos dois anos desde que o Texas iniciou essa Operação, apelamos repetidamente ao DHS e ao CBP para cessarem todas as formas de cooperação com esse programa”, afirma a carta, informando que, “no entanto, até hoje as suas agências não desautorizaram o programa nem reconheceram os profundos danos da aplicação da lei na operação racista e ilegal no Texas”.

A inação federal encorajou os agentes do Texas a empregar táticas de aplicação da lei cada vez mais desumanas, cruéis e mortais que têm causado a separação de famílias, mortes e violações diárias dos direitos civis e humanos fundamentais dos migrantes, acrescentam os signatários do documento.

Como observou o Projeto Nacional de Migração – organização que liderou a carta –, essas táticas incluem “empurrar as pessoas de volta para o Rio Bravo, negar água aos migrantes em condições de calor extremo e instalar boias e arame farpado ao longo do rio de forma a colocar em risco suas vidas”.

A diretora executiva do Projeto, Sirene Shebaya, declarou que “nos últimos meses vimos o governador Greg Abbott empregar táticas novas, mais perigosas e mortais como parte de sua ilegal Operação Estrela Solitária”.

O governo federal tem a responsabilidade clara de não apenas cessar a colaboração com as autoridades do Texas na Operação, como também de reverter esta crueldade impensável”, assinalou.

“Se não forem controladas, estas políticas odiosas e esse tratamento desumano só continuarão a aumentar”, frisou Shebaya. “Como organização nacional, continuaremos a trabalhar com os nossos membros e parceiros no Texas e em todo o país para acabar com estes horríveis abusos dos direitos civis e humanos”, conclui o documento.

Fonte: Papiro