Xi Jinping chama nações à “vigilância contra o fomento da guerra fria”
“É preciso manter um rumo pacífico, construir solidariedade e confiança mútua. É importante reforçar a coordenação estratégica. Apelar para a resolução das diferenças através do diálogo, para procurar a cooperação em vez da concorrência e para respeitar os interesses e preocupações fundamentais uns dos outros”, afirmou o presidente chinês Xi Jinping, discursando por vídeo na abertura da 23ª Cúpula do Conselho de Chefes de Estado da Organização para a Cooperação de Xangai (OCX), na terça-feira (4).
Observando que a humanidade estava diante de uma escolha sem precedentes, tendo que escolher entre unidade e divisão, paz e conflito e cooperação e confronto, apontou que é necessário se opor as tentativas de iniciar uma nova Guerra Fria.
“Devemos estar altamente vigilantes contra o fomento da Guerra Fria por forças externas. É necessário se opor categoricamente a quaisquer tentativas de interferência externa e instigação de revoluções coloridas sob qualquer pretexto”, disse o líder chinês.
Ademais, Xi Jinping assinalou que os países da OCX devem aumentar os pagamentos em moedas nacionais no âmbito da associação.
“Considero conveniente aumentar a parcela de acerto de contas em moedas nacionais dentro da organização”, sublinhou o líder chinês.
Ele também declarou que é necessário aumentar a cooperação em moedas digitais soberanas e trabalhar na criação do Banco de Desenvolvimento da OCX para sustentar a desdolarização do comércio.
ORDEM MUNDIAL JUSTA E MULTIPOLAR
“A nossa organização está firmemente comprometida em construir uma ordem mundial verdadeiramente justa e multipolar. Uma ordem mundial baseada no direito internacional, nos princípios universalmente reconhecidos de cooperação mutuamente respeitosa entre Estados soberanos, com o papel central de coordenação da Organização das Nações Unidas”, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, durante o seu discurso na cúpula da OCX.
“E agora uma guerra híbrida está de fato sendo travada contra nós. Sanções ilegais antirrussas sem precedentes em sua escala estão sendo aplicadas”, denunciou o líder russo.
O chefe de Estado salientou que a Rússia se opõe com firmeza e resistirá à pressão externa, sanções e provocações.
Tocando em questões comerciais, ressaltou que mais de 80% do comércio entre a Rússia e a China é realizado em rublos e yuans.
Ele acrescentou que o comércio da Rússia com os Estados-membros da Organização aumentou em mais de um terço no ano passado, atingindo um recorde de US$ 263 bilhões (R$ 1,25 trilhão). “E entre janeiro e abril deste ano aumentou mais 35%”, assinalou Putin.
A Organização para Cooperação de Xangai é uma organização política, econômica, de segurança internacional e defesa da Eurásia fundada em 2001. É a maior organização regional do mundo em termos de alcance geográfico e população, abrangendo aproximadamente 60% da área da Eurásia e 40% da população mundial. Seu PIB combinado representa cerca de 20% do PIB global. Inclui Índia, Cazaquistão, China, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Paquistão e Uzbequistão.
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, que na terça-feira presidiu virtualmente a cúpula da OCX, disse que o Irã se juntou formalmente à organização e também saudou a assinatura do Memorando de Obrigações para a adesão da Bielorrússia à OCX.
A vigésima terceira cúpula do Conselho de Chefes de Estado da OCX aconteceu em Nova Deli, em formato virtual, no último dia 4.
Fonte: Papiro