Serviço Secreto quer saber como cocaína entrou na Casa Branca, diz NYT
Realmente, são tempos estranhos na Casa Branca. No fim de semana, uma notícia inusitada chegou às manchetes dos jornais. De acordo com a do New York Times de quarta-feira (5), que não pode ser acusado de antipatia ao governo Biden, “Serviço Secreto Investiga Como Cocaína Foi Parar na Casa Branca”.
Esclarecia a publicação que “pó branco suspeito achado na Casa Branca é identificado como cocaína” e fora encontrado em uma área pública da ala oeste da Casa Branca.
O pó suspeito havia sido descoberto por agentes do Serviço Secreto no domingo, por volta das 20h45, hora local, levando a uma breve evacuação do complexo por medo de materiais perigosos.
“Na noite de domingo, o complexo da Casa Branca foi fechado por precaução enquanto oficiais da divisão uniformizada do Serviço Secreto investigavam um item desconhecido encontrado dentro de uma área de trabalho”, disse o porta-voz do Serviço Secreto Anthony Guglielmi em um comunicado, acrescentando que o corpo de bombeiros de Washington determinou a substância “não representava uma ameaça”.
Na quarta-feira, veio a confirmação do Serviço Secreto que protege a Casa Branca de que o pó era cocaína. No domingo mesmo, equipes de bombeiros no local haviam realizado testes rápidos preliminares na substância, que revelaram qual era a natureza do pó.
Sobre isso, o Washington Post relatou que “um bombeiro da equipe de materiais perigosos do departamento de DC transmitiu por rádio os resultados” do pó testado, citando um banco de dados online de comunicações de emergência. O despacho de rádio dizia: “Temos uma barra amarela dizendo cloridrato de cocaína”.
Por sua vez a agência responsável pela segurança presidencial em comunicado dissera que o “item” fora enviado para “uma avaliação mais aprofundada, e uma investigação sobre a causa e a maneira como ele entrou na Casa Branca está pendente”.
A Ala Oeste é uma parte da Casa Branca anexada à mansão executiva onde mora o presidente. Inclui o Salão Oval, sala de gabinete e área de imprensa, além de escritórios e espaços de trabalho para assessores e funcionários do presidente. Centenas de pessoas trabalham ou passam pela área regularmente.
Embora poucas novidades tenham sido reveladas, o porta-voz do serviço secreto Anthony Guglielmi disse que a cocaína foi descoberta em uma área do saguão da Ala Oeste onde as pessoas podem guardar seus telefones. O saguão é “uma área muito movimentada” acessada regularmente por visitantes e funcionários, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na quarta-feira.
Como o local é cheio de câmeras, aparentemente não será difícil decifrar quem foi o distraído que lá deixou o pó. Biden e sua família haviam partido para Camp David na sexta-feira e retornaram à Casa Branca na terça-feira, para as comemorações do 4 de Julho, feriado da independência. Como era de esperar, as redes sociais não perdoaram, lembrando das conhecidas preferências de Hunter.
Fonte: Papiro