Lojas Marisa | Foto: Divulgação

Com o fechamento de 88 lojas, das 92 inicialmente programadas, a Lojas Marisa anunciou na segunda-feira (17) o cumprimento da primeira etapa do plano de restruturação da empresa, que vinha em crise financeira há alguns anos, agravada pela perda de poder aquisitivo de suas clientes e pelas altas taxas de juros que atinge o setor varejista como um todo. Com a reestruturação, a Marisa manteve 246 lojas em operação.

A Marisa encerrou o primeiro trimestre de 2023 com prejuízo de R$149 milhões, vindo de resultados ruins e mesmo negativos nos últimos anos. Em 2020, a empresa registrou um prejuízo de R$ 400 milhões, em 2021 de mais de R$ 70 milhões e de R$ 200 milhões
em 2022.
De acordo com a empresa, uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil, mais da metade de suas clientes possuiu renda entre R$3 mil e R$5 mil.

Com mais de nove milhões de trabalhadores procurando emprego, outros cinco milhões que já desistiram de fazê-lo, com um contingente de 30 milhões de brasileiros em ocupações precárias, queda na renda, entre outras mazelas que perturbam o mundo do trabalho, não haveria como a varejista não ser afetada, como tantas outras.

A situação foi agravada pelas alta taxas de juros, como alertou a presidente do Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano, ao defender junto ao presidente do Banco Central, Campos Neto, a redução das taxas de juros, caso contrário, “vai ter muita gente quebrada”.

Para a direção da Marisa, “a execução bem-sucedida do plano de fechamento de lojas e de redução de despesas é um importante passo para o fortalecimento e sustentabilidade do negócio”.

Contudo, cerca de 60% dos funcionários que trabalhavam nas lojas fechadas foram demitidos.
A empresa diz que investiu um total de R$ 44,5 milhões nesse processo e projeta ganhos de Ebitda (“Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”) de aproximadamente R$ 40 milhões em 2023 e R$ 60 milhões por ano a partir de 2024, voltando a ter recursos disponíveis para investimentos e para capital de giro.

Por fim, a Marisa diz que já renegociou dívidas com aproximadamente 90% dos seus fornecedores e 97% dos parceiros de revenda. A empresa também assinou novos contratos de aluguel com 80% dos proprietários de imóveis.

A Marisa ficou conhecida por seu slogan “De Mulher pra Mulher”. A rede está presente em todas as regiões do Brasil e chegou a ter aproximadamente 350 lojas nas ruas e shoppings do país.

Fonte: Página 8