Foto: Itana Alencar/G1

Metalúrgicos baianos comemoram o anúncio, nesta terça-feira (4), da instalação da montadora chinesa BYD em Camaçari. No evento de celebração do acordo com o governo da Bahia, no Farol da Barra, em Salvador, a vice-presidente global da empresa, Stella Li, afirmou que a fábrica de veículos elétricos tem estimativa de gerar 5 mil empregos no estado.

A BYD negocia para ocupar a antiga fábrica da Ford, fechada em 2021, investindo R$ 3 bilhões na instalação da unidade, para que a produção de veículos comece em 2024. A BYD é uma das maiores montadoras de veículos elétricos do mundo.

Presente no ato, a presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB-BA), Rosa de Souza, destacou a importância da chegada da empresa. “Foi uma vitória do governo baiano, nas pessoas do ex-governador Rui Costa e do governador Jerônimo Rodrigues, que se empenharam para que uma nova montadora se instalasse em Camaçari. Vai ser bom para nossa economia, que crescerá gerando emprego e renda para o nosso povo”, afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Evandro Florentino, é um momento especial para a categoria com a reativação do “polo automotivo, fomentando milhares de empregos, diretos e indiretos, na cidade e na Região Metropolitana de Salvador. Vemos um governo federal e um governo estadual preocupados com seu povo. Temos mão de obra qualificada em Camaçari, oriunda do trabalho em montadora e nas empresas de autopeças. O sindicato estará vigilante e atuante”, destacou.

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a chegada da BYD “não é apenas uma fábrica. É um novo modelo como exigência do novo mundo, com energia sustentável e renovável. A expectativa é de que o polo industrial inicie a produção no segundo semestre de 2024”.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, disse que o processo de retomada vai exigir mão de obra especializada. “A Setre vai atuar junto a BYD para a qualificação profissional dos futuros operários. Vamos dar prioridade a quem trabalhou na Ford”, informou o secretário.

Fonte: Página 8