Eduardo Bolsonaro se encontrou com negacionista das urnas às custas do dinheiro público
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou, durante as eleições de 2022, com o argentino Fernando Cerimedo, que fez uma live mentindo escandalosamente sobre as urnas eletrônicas e contratou um assessor ligado a ele.
O encontro aconteceu em viagem oficial que teve apoio da Câmara dos Deputados e do Ministério das Relações Exteriores.
No mês de outubro de 2022, Eduardo Bolsonaro, o filho ’03’ de Jair Bolsonaro, viajou sem divulgar os motivos para Buenos Aires, onde esteve com Cerimedo. As informações são do consórcio jornalístico formado pelo UOL, a Agência Pública e outras organizações.
Naquele momento, o pai de Eduardo, Jair Bolsonaro, estava disputando as eleições e usava como propaganda uma imagem de “perseguido” pela Justiça eleitoral. Jair também dizia, sem apresentar qualquer prova, que as urnas eletrônicas eram fraudadas.
Em novembro, depois de confirmada a vitória de Lula nas eleições, o “consultor político” argentino Fernando Cerimedo realizou uma transmissão ao vivo repetindo todas as acusações mentirosas de Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas.
A live foi muito compartilhada nos meios bolsonaristas.
Eduardo Bolsonaro e Fernando Cerimedo se encontraram algumas semanas antes da live que o “consultor” fez.
O filho de Jair tentou esconder o motivo de sua viagem, mas um documento do Itamaraty registrou apoio à “missão oficial do deputado Eduardo Bolsonaro a Buenos”, onde ele teria participado do “Ciclo de Atividades para Difusão de Ideias de Liberdade”.
A Câmara informa que Eduardo Bolsonaro viajou para “estreitar laços para alcançar o crescimento econômico sustentado da região”.
A live de Fernando Cerimedo foi transmitida pelo site La Derecha Diario.
Um correspondente desse site no Brasil, Giovanni Larosa, foi contratado por Eduardo Bolsonaro no período das eleições.
Oficialmente, Larosa era “assessor do deputado para assuntos internacionais”. Na prestação de contas das eleições consta um pagamento de R$ 3,9 mil para que Giovanni Larosa fosse “coordenador da área oeste – SP”.
Fonte: Página 8