Foto: Reprodução

“O 30 de junho de 2023 entra para a história. A condenação e a inelegibilidade de Jair Bolsonaro é uma vitória da Democracia”, celebrou a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), instituição com 115 anos de luta em defesa da democracia, Estado de Direito e liberdade de imprensa, que parabenizou o TSE pela decisão de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível por 8 anos. 

Para a ABI, a condenação de Bolsonaro na ação sobre a reunião com os embaixadores em que ele desqualifica o processo eleitoral brasileiro, representa uma resposta contundente ao abuso do poder político e ao uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente. 

Através da utilização da estrutura pública, Bolsonaro realizou ataques ao Poder Judiciário e a seus membros, além de disseminar desinformação e notícias fraudulentas, buscando minar a credibilidade do sistema de votação.

A ABI ressalta que a condenação e inelegibilidade de Bolsonaro são conquistas significativas para a democracia brasileira. Ao responsabilizá-lo por suas ações, o TSE demonstra que nenhum político está acima da lei e que o abuso do poder político e a disseminação de desinformação não serão tolerados. 

Para a entidade, essa decisão fortalece as instituições democráticas e reafirma a importância do Estado de Direito no país.

Veja a nota na íntegra:

Condenação de Bolsonaro pelo TSE é vitória da democracia

A ABI, que há 115 anos luta em defesa da Democracia, do Estado de Direito e da liberdade de imprensa, parabeniza o Tribunal Superior Eleitoral pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que o torna inelegível por 8 anos. Essa foi a resposta do TSE ao abuso do poder político e ao uso indevido dos meios de comunicação, com a utilização da estrutura pública para fazer ataques ao Poder Judiciário e a seus membros, além de divulgar desinformação e notícias fraudulentas para tirar a credibilidade do sistema de votação.

O 30 de junho de 2023 entra para a história. A condenação e a inelegibilidade de Jair Bolsonaro é uma vitória da Democracia.

A ABI espera que o Supremo Tribunal Federal continue a apurar os demais crimes cometidos pelo ex-presidente contra o Estado de Direito, em especial os relacionados às ameaças de golpe e aos atos terroristas do dia 8 de janeiro. Que Bolsonaro responda e seja punido rigorosamente pelas atrocidades contra a Nação brasileira.

Democracia Sempre!

Octávio Costa, presidente da ABI

Regina Pimenta, vice presidente da ABI

Marcos Gomes, presidente do Conselho Deliberativo da ABI

Fonte: Página 8