USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo
Divulgado na terça-feira (27), ranking do QS World University Ranking 2024 elencou a Universidade de São Paulo (USP) como a 85ª melhor universidade do mundo. É a primeira vez que a consultoria britânica, uma das principais do mundo, coloca uma universidade brasileira na lista entre as 100 melhores.
Quase 3 mil universidades de 104 países foram avaliadas para o ranking que tem na primeira colocação o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em segundo a Universidade de Cambridge e em terceiro a Universidade de Oxford.
Entre as brasileiras, mais três aparecem no Top 500: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na 220ª posição; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª, e Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 419ª.
“Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos. Trabalhamos com afinco, ao longo de décadas, para chegar a esse patamar. É claro que a missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade. De toda forma, notícias da nossa projeção reafirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo”, disse o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
No ranking 2023, a USP ficou em 115ª, atrás da Universidade de Buenos Aires (UBA) em 67ª e da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 104ª. Agora com o ranking 2024, a USP fica na dianteira entre universidades da América Latina.
Metodologia
Esta é a vigésima edição do ranking e nele foram incorporados indicadores como: Sustentabilidade, Empregabilidade e Rede Internacional de Pesquisa.
Além disso, os indicadores anteriores foram reformulados, são eles: Reputação Acadêmica, Citações Científicas, Reputação entre Empregadores, Proporção de Docente por Aluno, Proporção de Estudantes Estrangeiros e Corpo Docente Internacional.
A USP se destacou principalmente em Empregabilidade (36ª posição); Reputação Acadêmica (41ª); em Sustentabilidade (44ª); em Reputação entre Empregadores (66ª posição); e em Rede Internacional de Pesquisa (76ª).
Confira o ranking completo.
*Com informações Jornal da USP