Foto: Divulgação

Os seis mil trabalhadores terceirizados de 50 empreiteiras que atuam no polo industrial de Cubatão, Santos e Guarujá saíram vitoriosos da campanha salarial, após 12 dias de greve e intensa mobilização da categoria.

Os trabalhadores, que operam na refinaria Presidente Bernardes, da Petrobrás, obtiveram aumento salarial de 7%, adicionais noturno e de periculosidade, além de Participação nos Lucros e/ou Resultados. A proposta salarial inicial das empresas era aumento de 4,6%.

Outra conquista dos trabalhadores, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Santos (Sintracomos), Ramilson Elói, foi o pagamento dos dias parados. “Além disso, não serão descontados os vales-refeição e alimentação dos companheiros”, informou o sindicalista.

A paralisação começou no dia 31 de maio, após os trabalhadores rejeitarem o aumento de 4,6% oferecido pelas empreiteiras e também a contraproposta do Tribunal Regional do Trabalho de SP, que, em audiência de conciliação, propôs, além dos 4,6% em maio, 1,4% em setembro. “No dia seguinte os trabalhadores cruzaram os braços”, diz Ramilson, informando que eles só retornaram ao trabalho após a garantia dos 7% e das outras conquistas.

Fonte: Página 8